Trabalhadores da Central da Merenda recebem orientações do Cecane

Objetivo é incentivar a continuação da aquisição de produtos da Agricultura Familiar
 / Fotos: Milena dos Santos Texto: Milena dos Santos-SC 04205 JP

Os profissionais que trabalham na Central de Processamento da Merenda Escolar receberão durante toda esta semana orientações e sugestões para melhorar o Programa nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com a assessoria do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar de Santa Catarina (Cecane SC). Durante o dia todo desta terça-feira, (02), a assessoria e os profissionais da Central estiveram reunidos na Casa do Professor Paulo Freire.

Para a coordenadora da Central da Merenda, Conceição Goreti Martinello Minatto, a visita do Cecane traz para o município um suporte na alimentação escolar com base na lei. “Eles vieram explicar a função do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e principalmente incentivar a agricultura familiar. Eles não vieram fiscalizar o trabalho que realizamos e sim passar orientações sobre alimentação”, esclareceu a coordenadora.

A assessoria ocorre por meio de visitas aos municípios selecionados previamente, sendo que as mesmas são agendadas com antecedência junto aos gestores da alimentação escolar do município,e pretendem diagnosticar e orientar melhorias nas condições de gestão, execução e operacionalização do PNAE.

Segundo a nutricionista da assessoria do Cecane SC, Taymara Cristina Abreu, o centro colaborador é um braço do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Nós realizamos um trabalho de assessoria aos municípios em relação à alimentação escolar, propondo orientações e sugestões para melhorar o que já é realizado em cada cidade. Temos uma metodologia específica, temos encontros com as nutricionistas da cidade, com o pessoal responsável pelas contas e prestação de contas do programa com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea)”, explicou a nutricionista.

Nesta quarta-feira (3), a agenda do grupo será reservada para a visitação das escolas da rede municipal que recebem a alimentação produzida na Central da Merenda Escolar. Foram escolhidas escolas de ensino fundamental, com o Programa Mais Educação, atendimento integral, creches e pré-escolas. Até a próxima sexta-feira o Cecane ficará na cidade de Criciúma.

Taymara relata que para alcançar seus objetivos os centros realizam pesquisas e desenvolvem projetos relacionados à alimentação e à nutrição dos estudantes das redes públicas de ensino. “Também colaboramos no desenvolvimento de ações de apoio, de melhoria da qualidade de gestão e do controle social do programa, na criação de metodologia didático-pedagógica e na realização de cursos de capacitação e formação de profissionais de saúde e de educação”, destacou a nutricionista.