Semana Nacional do Trânsito: simulação de resgate e conscientização de motoristas
Página Inicial > Notícias > Notícia
Semana Nacional do Trânsito: simulação de resgate e conscientização de motoristas
Com o tema ‘Quem é você no trânsito?’, programação também contou com palestras em escolas para orientar estudantes
Data: 24/09/2018    Última Atualização: 25/09/2018    Texto: Ana de Mattia    Foto: Eduardo Schaucoski    Categoria: Diretoria de Trânsito e Transporte  

Quem passou pelo Parque das Nações Cincinato Naspolini no último sábado (22) pôde acompanhar uma simulação de resgaste realizada pelo Corpo de Bombeiros. A iniciativa fez parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, que tem como tema ‘Quem é você no trânsito?’, promovida pela Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma.

Conforme o gerente de Educação e Trânsito da DTT de Criciúma, Remerson Luiz Vicência, a simulação foi uma forma de chamar a atenção da população para os acidentes de trânsito. “As simulações foram de resgaste de vítimas em acidentes de carro e de motos. Felizmente, a região Sul tem um número baixo de acidentes de trânsito, segundo dados da Polícia Militar e do Instituto Médico Legal (IML). Entre janeiro e setembro foram 18 mortes, sendo que 15 foram causadas por motocicletas”, explica.

Nos últimos dias da programação, os agentes de trânsito farão palestras nas escolas. Nesta terça-feira (25), quem recebe os agentes será a Escola de Educação Básica (EEB) Quintino Folhiarini Dajori para conversa sobre a importância das leis de trânsito. Na quarta-feira (26), a Semana Nacional do Trânsito encerra com uma conversa entre os profissionais e os estudantes do Colégio Marista.

Outras atividades

Além da simulação e das palestras em unidades escolares, a DTT também realizou blitzes educativas em Criciúma e Içara. Os profissionais orientaram os motoristas com materiais informativos na rua São José, no bairro Centro, Avenida Centenário e no bairro Santa Luzia. Ao todo mais de 1500 pessoas foram conscientizadas.

Os profissionais também realizaram uma palestra educativa para os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Tancredo de Almeida Neves, abordando noções básicas das regras de trânsito. “As crianças têm papel fundamental, elas que serão os condutores amanhã. Também a campanha desse ano foca no cinto de segurança e o uso do celular ao volante”, explica o gerente.

A Semana Nacional do Trânsito teve o apoio do Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran, Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Instituto Geral de Perícias (IGP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Transpocred e Centercamp.