Secretaria Municipal de Saúde entrega materiais educativos de odontologia ao Serviço de Saúde Bucal
Novos itens irão auxiliar em campanhas realizadas pela Administração Municipal, conscientizando as pessoas sobre a importância dos cuidados com a boca
Data: 21/03/2019    Última Atualização: 21/03/2019    Texto: Fábio Pereira    Foto: Fábio Pereira    Categoria: Saúde

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de materiais educativos de odontologia ao Serviço de Saúde Bucal da Administração Municipal. Os itens educativos foram entregues em solenidade organizada na tarde desta quinta-feira (21), no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris. O ato contou com a presença do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, do vice-prefeito Ricardo Fabris e da secretária municipal de Saúde, Francielle Gava.

A Administração Municipal investiu R$ 27 mil para viabilizar a compra de livros de saúde bucal, jogo de memória e jogo de tabuleiro de saúde bucal, kit hiper bocão, kit evolução da doença cárie e doença periondontal, fantoche odontológico de pelúcia, fantasias odontológicas, malete de saúde bucal, quebra-cabeça de higiene bucal, tatuagens e adesivos com temas odontológicos e escovódromo portátil.

Segundo o coordenador do Serviço de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Deivid Freitas, os materiais são importantes e visam auxiliar os cirurgiões-dentistas e os auxiliares de saúde bucal no desenvolvimento de atividades de prevenção e campanhas educacionais. “Todos os postos de saúde vão usufruir desses materiais. As equipes de saúde bucal vão utilizá-los em escolas da rede municipal de ensino de Criciúma, creches, Clube de Mães e em diversos eventos que a Secretaria Municipal de Saúde promoverá”, afirma.

Capacitação sobre tuberculose

Na tarde desta quinta-feira, também no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris, profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Criciúma participaram de uma capacitação para reforçar o trabalho de prevenção e o diagnóstico precoce da tuberculose.

De acordo com o enfermeiro do Programa de Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde, Paulo Hansen, Criciúma tem uma incidência alta de tuberculose. “Com esse trabalho de prevenção, e através do diagnóstico precoce sintomática-respiratória, a gente quer que as unidades consigam ter a capacidade de diagnosticar o problema o quanto antes, quebrando a cadeia de transmissão e também incentivando as pessoas a fazerem a vigilância da doença”, conta