Secretaria de Saúde realiza 1º Prêmio de Qualidade de Experiências Exitosas da Atenção Básica de Criciúma
Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram avaliadas durante todo o ano de 2018 e premiadas de acordo com 24 indicadores
Data: 14/03/2019    Última Atualização: 14/03/2019    Texto: Fábio Pereira    Foto: Fábio Pereira    Categoria: Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde premiou profissionais das 48 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, no 1º Prêmio de Qualidade de Experiências Exitosas da Atenção Básica de Criciúma. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada nesta quarta-feira (13) no Teatro Elias Angeloni e reuniu cerca de 780 participantes.

Durante todo o ano de 2018, as unidades foram avaliadas de acordo com 24 indicadores estabelecidos entre estado e município, baseados no Sistema de Pactuação de Indicadores do Pacto pela Saúde (Sispacto). O reconhecimento foi feito às três unidades melhores colocadas em cada um desses indicadores.

O objetivo foi avaliar o desempenho quanto a indicadores como a cobertura de exames de mamografia, testes rápidos para gestante, pré-natal, entre outros. Também foi levado em conta as experiências dos profissionais que atuam nas unidades de Atenção Básica (AB), visando melhorar o atendimento, o trabalho e a realização de campanhas de saúde.

“Momentos como esse são muito importantes. A gente se aproxima, conversa e identifica as qualidades. Além de compartilhar experiências bem-sucedidas melhorando ainda mais a qualidade da nossa saúde”, afirma Leandro Fernandes, psicólogo da Secretaria de Saúde.

A professora e psicóloga Rosimere Vieira abriu o evento com a palestra ‘Inteligência emocional por toda a vida’, embasada teoria criada pelo jornalista científico dos Estados Unidos (EUA), Daniel Goleman, que aborda a teoria cognitiva comportamental, baseada na visão emocional e de autoconhecimento, que são considerados geradores de grandes conflitos.

9ª Conferência vai debater ações em prol do SUS

Durante o evento foi apresentada a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Criciúma, que tem o objetivo de avaliar, planejar e fixar ações para melhorar a qualidade e desenvolvimento de políticas públicas, com relação ao Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas através do site www.criciuma.sc.gov.br. A conferência será realizada nos dias 26 e 27 de março, no Auditório Ruy Hulse da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).