Secretaria de Educação empossa novos diretores

Mandato dos novos adminstradores das unidades escolares da rede municipal tem duração de dois anos
 / Fotos: Lucas Sabino e Tiago Maciel Texto: João Pedro Alves - SC 04171 JP

Mudanças administrativas marcam o início do ano letivo nas escolas da rede municipal de ensino de Criciúma. Em solenidade realizada no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris, os novos diretores dos 70 educandários pertencentes à Secretaria do Sistema de Educação tomaram posse, na tarde desta segunda-feira (4). Após o ato, os gestores participaram da primeira reunião geral de planejamento para o ano letivo de 2013.

Entre os diretores das 70 escolas e centros de educação infantil (CEI), 58 foram escolhidos por intermédio do voto de pais, alunos, professores e funcionários da instituição onde trabalham. Os outros administradores, das doze unidades educacionais com menos de 100 alunos, foram nomeados para o cargo, conforme a normativa vigente. O mandato de cada todos eles é de dois anos.

O prefeito Itamar da Silva prestigiou a cerimônia para saudar os novos diretores. Durante o discurso, enfatizou a força da educação municipal por ser referência para outros municípios do Estado. “Estive na última sexta-feira (4), na posse do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Joares Ponticelli. Eu me senti orgulhoso por ser provocado, no bom sentido, por prefeitos de municípios vizinhos a contar sobre a nossa educação, que se tornou modelo para Santa Catarina”, enalteceu.

O processo de escolha dos gestores das unidades escolares pelo voto foi destacado pela secretária do Sistema de Educação, Olnete Regina Bez Fontana. “Foi um passo muito grande para a rede ter autonomia nas ações, no sentido dos administradores implantarem seus projetos pedagógicos e criarem ações para o aprendizado dos nossos alunos”, destacou.

A nova diretora da escola municipal Hercílio Amante, Ana Paula de Carvalho Fernandes Colombo, emocionou-se ao discursar em nome de todos os colegas. O novo desafio permite a ela implantar a filosofia de trabalho no ambiente em que tanto conhece. Ana Paula foi aluna, dá aulas e escolheu a instituição para a filha estudar. “Temos a oportunidade de renovar, com ações e pensamentos. Temos a responsabilidade de olhar o espaço, torna-lo acolhedor, com companheirismo e fazer que tudo funcione. A palavra chave é comprometimento”, sintetizou.