Secretaria de Educação firma parceria com o TRT/SC no combate ao trabalho infantil
Pesquisa realizada nas escolas municipais resultou na cartilha do projeto ‘Trabalho infantil não é brinquedo’
Data: 12/06/2018    Última Atualização: 12/06/2018    Texto: Beatriz Formanski    Foto: Beatriz Formanski    Categoria: Educação

Foi lançado oficialmente nesta terça-feira (12), Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o projeto “Trabalho infantil não é brinquedo”. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação do município com o Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT/SC). O objetivo é capacitar professores sobre o tema e distribuir uma cartilha educativa a todos os alunos do 4º ano da rede municipal de ensino.

Para a confecção da cartilha, uma pesquisa foi realizada durante seis meses. Um questionário foi aplicado em 51 escolas da rede municipal de ensino. A pesquisa alcançou 910 crianças de 8 a 13 anos, todas do 4º ano do ensino fundamental.

As cartilhas abordam o assunto de forma didática, com atividades como pintura, caça palavras e outros jogos. Elas serão entregues após a formação dos educadores. “Nós queremos agradecer a parceria firmada e garantir o nosso comprometimento para erradicar o trabalho infantil no município”, afirmou a secretária de Educação Roseli de Lucca Pizzolo.

De acordo com a juíza auxiliar do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem na Região de Criciúma, Rafaella Messina, a capacitação será realizada com os professores para que eles se sintam confortáveis e com conhecimento suficiente para abordar o assunto em sala. “Nós temos que diferenciar o que é um auxílio pontual doméstico do trabalho infantil”, explicou.

Concurso de desenho

Paralelo à campanha de combate ao trabalho infantil, foi lançado o concurso de desenho com o tema “Criança não trabalha: lugar de criança é na escola”. A data final para a entrega dos desenhos na Secretaria de Educação é no dia 3 de agosto, com a divulgação dos resultados no dia 26 de outubro. A cerimônia de premiação é em 9 de novembro.

A seleção dos desenhos será feita primeiramente por cada escola, escolhendo apenas duas ilustrações por instituição de ensino. Os critérios avaliados serão a pertinência ao tema, originalidade e impacto visual. O regulamento está disponível no site: www.amatra12.org.br.