Salvaro entrega uniformes aos detentos do projeto Segunda Chance

Apenados trabalham na Fábrica de Lajotas, na subprefeitura da Santa Luzia.
 / Fotos: Émerson Justo Texto: Ana de Mattia

Na tarde desta quinta-feira (27), o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, realizou a entrega das primeiras camisetas aos detentos do Projeto Segunda Chance, da Secretaria de Assistência Social. Das 50 camisetas confeccionadas, foram entregues 22, sendo duas a cada apenado que trabalha na fabricação de lajotas. A entrega ocorreu na subprefeitura da Santa Luzia.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Paulo Cesar Bitencourt, as demais camisetas serão entregues conforme a demanda de trabalhadores. “Os apenados não tinham uniformes, precisavam trabalhar com suas próprias roupas. A iniciativa, além de contribuir com os detentos, também deixará o Projeto Segunda Chance mais profissional”, explica. “A oportunidade que eles estão recebendo será fundamental para seguirem suas vidas quando terminarem de cumprir suas penas”, completa Bitencourt.

O programa Segunda Chance iniciou no dia 17 de março deste ano e já beneficiou mais de 50 detentos. Além da oportunidade da ressocialização, eles recebem um salário mínimo e a redução de um dia de pena a cada três dias trabalhados. “A maior vantagem deste projeto é que eles vão sair daqui com uma profissão, pois o trabalho é o verdadeiro valor da vida. Já tivemos dois apenados que após cumprirem a pena, começaram a trabalhar na iniciativa privada”, salienta o prefeito.

Antes da Fábrica de Lajotas, os apenados participaram da entrega de telhas aos moradores atingidos pelo temporal no início do ano e na limpeza e reparos das vias públicas. “É muito gratificante vê-los mudando de vida, é uma forma de também estarem ajudando as suas famílias”, comenta o responsável pela Fábrica de Lajotas, Antônio de Oliveira.