Salvaro assina nesta sexta-feira autorização para início da reforma do antigo prédio do INSS
Local será usado como Unidade Básica de Saúde e Laboratório Municipal, com estimativa de atender até 30 mil pessoas de 10 bairros do município
Data: 27/02/2019    Última Atualização: 27/02/2019    Texto: Vivian Sipriano    Foto: Arquivo/Decom    Categoria: Infraestrutura

O prefeito Clésio Salvaro assina nesta sexta-feira (1) a ordem de serviço autorizando o início das obras de reforma do antigo prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A cerimônia de assinatura será realizada às 8h30, na rua João Pessoa, nº 157, centro de Criciúma.

O local será readequado para abrigar a nova Unidade Básica de Saúde Centro e Laboratório Municipal de Análises Clínicas Joacir José Milanez. A UBS terá capacidade para atender moradores dos bairros Centro, Cruzeiro do Sul, Pio Corrêa, Lote 6, Mina Brasil, Comerciário, Michel, São Cristóvão, Santa Catarina e Vera Cruz, uma estimativa de 30 mil pessoas.

Já o Laboratório Municipal, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Francielle Gava, não será exclusivo para moradores das proximidades. “Diferente da UBS que vai atender pacientes de dez bairros, o laboratório irá oferecer atendimento e exames para todos os criciumenses, a cobertura será a nível municipal”, acrescenta a secretária.

O imóvel tem três andares, com uma área de 1.182,57m². A UBS terá salas de vacinas e imunologia, farmácia, consultórios, salas para coletas de materiais e sala de curativos e inalação. O Laboratório Municipal de Análises Clínicas terá sala de bioquímica e imunologia, laboratório de microscopia, laboratórios de hematologia, microbiologia, parasitologia e urinálise, sala de coleta de materiais e classificação e distribuição de amostras.

O prédio conta também com um elevador para facilitar a acessibilidade dos usuários. A previsão de abertura é no dia 6 de janeiro de 2020, quando Criciúma completa 140 anos.

Comdecon

Durante a cerimônia também será oficializado o repasse de R$ 1.137.049,00 do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor e da Cidadania (Comdecon). O valor é proveniente de multas aplicadas pelo Procon de Criciúma e depositado no Fundo Municipal dos Direitos Difusos, gerido pelo Comdecon, e será utilizado para a realização da obra.

Empresa vencedora

A empresa Fecel Engenharia e Construções, responsável pelas obras, venceu o certame licitatório com a proposta de aproximadamente R$ 920.996,44, em reunião realizada na segunda-feira (25) na Sala de Licitações, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

O resultado final do processo licitatório será publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) da Prefeitura de Criciúma, após a conclusão da análise das planilhas orçamentárias.

O prédio

O Governo de Criciúma foi autorizado pela União a utilizar o antigo prédio do INSS durante os próximos 20 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 20. O termo de cessão de uso do imóvel foi assinado pelo prefeito Clésio Salvaro em outubro de 2017, na sede da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) em Santa Catarina, em Florianópolis.

Obras emergenciais

Em 24 de novembro de 2017 foi assinada ordem de serviço autorizando o início de obras emergenciais de reforma no prédio. Foram executadas obras de substituição da cobertura, parte hidráulica, reforma de calçada e fachada.