Roda de conversa debate política dos idosos
Roda de conversa debate política dos idosos
Foi debatido sobre a implantação dos conselhos dos idosos e também a adesão à estratégia ‘Brasil Amigo da Pessoa Idosa’
Data: 09/10/2018    Última Atualização: 09/10/2018    Texto: Ana de Mattia    Foto: Ana de Mattia    Categoria: CMDI

Na tarde desta terça-feira (9), profissionais da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e outras cidades do estado se reuniram para uma conversa sobre os diretos dos idosos. O debate ocorreu no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

O objetivo do encontro foi discutir sobre o avanço da implantação dos conselhos e fundos municipais da pessoa idosa para que os municípios possam implantar e qualificar o seu funcionamento. Além disso, foi apresentada a estratégia ‘Brasil Amigo da Pessoa Idosa’, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

“O espaço para a discussão sobre os encaminhamentos da política do idoso nos municípios, as conferências e a adesão à estratégia foram uma excelente oportunidade para esclarecer as dúvidas. O rápido envelhecimento da população brasileira tem que ser visto com um olhar mais apurado para que a população possa desfrutar dessa longevidade com qualidade”, ressalta a coordenadora do Colegiado de Assistência Social da Amrec, Gladys Kestering.

Conforme a presidente do Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI), Ângela Maria Silva, o bate-papo foi importante para adquirir informações sobre a temática e experiências entre as instituições governamentais e da sociedade civil. “A partir desse conhecimento é possível mostrar a importância de implantar um conselho dos idosos. Hoje a pessoa idosa é ativa, ela participa de grupos que promovem festas e confraternizações. Diante isso, é necessário criar políticas públicas que promovam o acesso do idoso às suas necessidades”, destaca a presidente.

A Roda de Conversa Sobre a Política do Idoso é promovida pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Conselho Estadual do Idoso do Estado de Santa Catarina, Colegiado de Assistência Social da Amrec entre outros.