Prefeitura intensifica ações de prevenção ao câncer de mama em Criciúma

Iniciativa em alusão ao Outubro Rosa ocorre entre quarta-feira (4) e sábado (7), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)
 / Fotos: Divulgação/Internet Texto: Fagner Santos

Em alusão ao Outubro Rosa, campanha nacional a favor da mulher, a Prefeitura de Criciúma, via Secretaria de Saúde, intensifica a partir desta quarta-feira (4), a coleta de exames preventivos de câncer de colo do útero e mamografias de rastreamento de câncer de mama. A coleta intensificada segue até sábado (7), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Criciúma.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil, atrás apenas do câncer de pele. Também é o câncer que causa mais mortes entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2016, foram registrados 57,9 mil casos de câncer de mama no Brasil. O número de mortes pela doença ultrapassou 16,6 mil no mesmo ano. “Existe ainda a faixa etária mais acometida pela doença, entre os 25 e 59 anos, mas mesmo assim todas as mulheres em atividade sexual devem buscar realizar os exames. Visamos fortificar o cuidado com o câncer de mama e também de colo do útero, pois a prevenção é o melhor tratamento”, afirma a secretária municipal de Saúde, Francielle Lazzarin Gava.

Em Criciúma, foram coletados mais de 11,6 mil exames preventivos de colo do útero no último ano. Até setembro de 2017, o número de coletas ultrapassou 6,6 mil exames. Conforme dados da Secretaria de Saúde, mais de 4,7 mil mamografias de rastreamento de câncer de mama foram solicitadas até setembro deste ano.

“Apenas com atos preventivos podemos reduzir o número de casos fatais envolvendo o câncer de mama. As UBS estarão atendendo intensivamente durante esta semana para prevenir as mulheres de Criciúma”, explica a enfermeira da Unidade de Referência em Saúde da Mulher, Cecília Marly Spiazzi dos Santos.

As mulheres interessadas em realizar a mamografia de rastreamento ou o exame preventivo de câncer de colo do útero devem procurar a UBS mais próxima de sua residência. “É lá onde realizamos os exames. Caso os resultados apresentem suspeita ou confirmação de câncer de mama ou de colo do útero, vamos encaminhar a paciente para a Unidade de Referência em Saúde da Mulher”, complementa Cecília.

As UBS de Criciúma funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. No sábado (7), os locais estarão abertos das 13h às 17h.