Novos integrantes da Guarda Municipal palestram para estudantes

Futuros Guardas Municipais realizam trabalho sócio pedagógico para estudantes entre 12 e 15 anos da escola Hercílio Amante
 / Fotos: Milena dos Santos Texto: Milena dos Santos-SC 04205 JP

Os 35 novos agentes da Guarda Municipal, que estão em treinamento, estiveram na manhã desta quinta-feira, (04), na Escola Municipal Hercílio Amanteonde realizaram palestras sobre temas relevantes para aproximadamente 180 alunos das turmas de 7°, 8° e 9° anos do ensino fundamental, com idade entre 12 e 15 anos.

Para a diretora da instituição, Ana Paula de Carvalho Fernandes Colombo, o momento foi de encontro com o projeto que a escola vem trabalhando com os estudantes. “Acho valiosa a aproximação da Guarda Municipal com a comunidade. Eles pegaram temas de interesse paraos alunos nessa faixa etária, principalmente porque agora é a hora dereceber todo tipo de orientação. Hoje desenvolvemos um projeto que se chama “Escola atitudes positivas desenvolvendo a formação do educando”, sendo que a vinda deles veio de encontro com o que já temos proposto”, destacou a diretora.

Durante a palestra, os futuros Guardas Municipais trataram de assuntos como: segurança escolar, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), prevenção ao uso de drogas, consumo precoce de bebidas alcoólicas, violência. Na ocasião, os profissionais também explicaram como funciona o trabalho realizado por eles.

De acordo com o coordenador Regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, que tem capacitado os novos guardas, existe no currículo de formação dos novos agentes uma atividade sócio pedagógica. “Foram os próprios guardas que decidiram o que iriam falar com os alunos. Dividimos em sete grupos, sendo que cada um escolheu o tema que iria trabalhar”, esclareceu o coordenador.

Conforme Ana Paula, além da presença da guarda, profissionais do Hemosc de Criciúma também estiveram na escola. “O pessoal do Hemocentro esteve aqui explicando a importância da doação de sangue, e a forma como acontece. Queremos que nossos alunos vejam que o mundo não é tão ruim quanto parece. E para que os trabalhos escolares apresentem bons resultados, nossos educadores fazem planos de aulas dentro do tema da nossa unidade escolar”, declarou.