Márcio Búrigo assume a Prefeitura de Criciúma
Novo prefeito tomou posse e recebeu a faixa de Itamar da Silva. Pelos próximos três anos e nove meses, será dele e de Verceli Coral a responsabilidade de governar Criciúma
Data: 31/03/2013    Última Atualização: 31/03/2013    Texto: João Pedro Alves - SC 04171 JP    Foto: Jussi Moraes e Lucas Sabino    Categoria: Governo

Vencedores da eleição suplementar do dia 3 de março, Márcio Búrigo e Verceli Nunes Coral assumiram, na noite deste domingo (31), os cargos de prefeito e vice-prefeito de Criciúma. A sessão solene para a transmissão da chefia do Poder Executivo Municipal ocorreu no Teatro Municipal Elias Angeloni. Itamar da Silva, dono do cargo de forma interina pelos primeiros três meses de 2013 automaticamente voltou a ocupar a cadeira de presidente da Câmara de Vereadores.

Autoridades políticas, civis, militares e religiosas prestigiaram os responsáveis por conduzir os rumos da maior cidade do Sul de Santa Catarina até 1º de janeiro de 2017. A plateia repleta saudou o novo prefeito ao receber a faixa de Itamar da Silva. A solenidade contou com a participação da Orquestra Sinfônica de Criciúma (Oscri), a Banda Sinfônica Cruzeiro do Sul e da Associação Coral de Criciúma.

O discurso de posse de Márcio Búrigo pautou-se por agradecimentos e pela responsabilidade conferida através dos mais de 76 mil votos pelos eleitores criciumenses. “Vou trabalhar incansavelmente para cumprir os compromissos firmados com esta cidade ao longo do período eleitoral e para honrar a confiança em nós depositada. Tenho a convicção que os desafios nos fazem avançar”, afirmou o novo prefeito.

Entre os agradecimentos, Búrigo fez menção especial ao ex-prefeito Clésio Salvaro, com quem compartilhou a gestão municipal na função de vice-prefeito.  Na avaliação dele, o aprendizado durante os quatro anos em que estiveram juntos no Executivo será um alicerce para a gestão. “Criciúma e os prefeitos que ainda virão tiveram um manual de boas práticas da administração pública com Salvaro. Estou certo de que o terei como um grande conselheiro”, disse.

A experiência dos 90 dias como prefeito levou Itamar da Silva à realização de um sonho que jamais sonhara. Eleito pela sexta vez ao Legislativo Municipal, acabou alçado por unanimidade de votos ao cargo de presidente da Câmara no primeiro dia de 2013 e percebeu-se a enxergar as questões importantes da cidade sob uma nova ótica. “Tive a maior coroação que poderia almejar nos meus quase 40 anos de vida pública. Que a Páscoa, efeméride coincidente do dia de hoje, simbolize para a nossa cidade a passagem, a fertilidade, o renascimento e a vida, significados celebrados nesta data”, desejou.

Na saudação aos novos líderes do Paço Municipal, Itamar exaltou a índole pessoal e a trajetória política dos empossados. “Que vocês possam renovar todas as qualidades e capacidade em favor de nossa terra e nossa gente”, aclamou o presidente da Câmara.

O aposentado João Nunes fez questão de comparecer ao Teatro Municipal Elias Angeloni para aplaudir o novo prefeito da cidade. Ele espera que a atenção nos serviços à população continue como prioridade. “Participar de um momento como este significa presenciar uma parte da história de Criciúma”, acredita.

O ato solene de posse de prefeito e vice foi pela primeira vez pela jovem Maria Eduarda Antunes, de 18 anos. Votante pela primeira vez também no último pleito, ela enfatiza o dever cívico de estar em eventos como este. “Estou sempre esperando algo novo relacionado à política e desta vez não é diferente. Acredito que Márcio Búrigo tenha grandes ideias para nosso município continuar crescendo”, confia.