Jogos Abertos Brasileiros de 2013 serão em Criciúma
Página Inicial > Notícias > Notícia
Jogos Abertos Brasileiros de 2013 serão em Criciúma
Confirmação ocorreu em reunião realizada em São Paulo com dirigentes dos estados participantes
Data: 18/10/2012    Última Atualização: 18/10/2012    Texto: João Pedro Alves - SC 04171 JP    Foto: João Pedro Alves/Arquivo e Jéssica Rosso    Categoria: FME  

Criciúma já trabalha para a realização dos Jogos Abertos Brasileiros (Jabs) de 2013. A confirmação da decisão ocorreu em reunião entre dirigentes dos estados participantes da 22ª edição da competição, antes prevista para Campo Grande (MS). Com a desistência da capital sul-mato-grossense, o maior município do Sul de Santa Catarina foi escolhido. Na manhã desta quinta-feira (18), diretores da Fundação Municipal de Esportes (FME) começaram a traçar estratégias de preparação para o evento.

A conquista do direito de receber os Jabs veio após quase um ano de trabalho em busca deste objetivo. O prefeito Clésio Salvaro aventou a possibilidade durante a realização dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), em novembro do ano passado em Criciúma. “Estamos preparados para acolher este grande evento e vamos mostrar nossa cidade e suas potencialidades para todo o Brasil. É resultado de nossa ida a Vitória (ES), quando apresentamos a estrutura que temos e o desempenho na organização dos Joguinhos Abertos de 2010, Jasc de 2011 e a também a Olesc, que sediamos este ano”, ressalta.

De acordo com informações da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), os 22º Jabs deverão ocorrer na segunda quinzena de maio e terão organização da Fesporte. Ao todo, mais de 1,2 mil atletas de pelo menos dez estados diferentes são esperados. “Temos uma das melhores estruturas físicas do Brasil. A partir de hoje (18), começamos a ver os locais dos jogos e tratar da formação da Comissão Central Organizadora (CCO). Vamos elaborar projetos para mandar ao Governo do Estado para garantir o apoio na logística e organização, que é a parte deles”, ressalta o presidente da FME, Renato Valvassori.

O presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, que esteve na reunião dos dirigentes estaduais em São Paulo, confirmou que o conselho outorgou de forma unânime à Criciúma o direito de sediar os Jogos. “Os JABs hoje têm a participação de 10 estados e nossa intenção é que a edição do ano que vem tenha 15, inclusive com a participação de mais estados do Nordeste”, salientou.

Um encontro deve ser agendado para o fim de novembro para acertar detalhes da realização dos Jabs em Criciúma. Participam da competição os campeões dos Jogos Abertos estaduais nas modalidades de futsal, basquete, vôlei, vôlei de praia, handebol, natação, atletismo e judô. 

Os JABs têm a finalidade de promover o intercâmbio esportivo entre os estados, proporcionar boas relações entre dirigentes, técnicos e atletas e apontar o surgimento de novos talentos no cenário desportivo nacional. Neste ano, a competição foi realizada em Vitória (ES) tendo São Paulo como campeão geral.



Com informações de Antônio Prado/Fesporte


Fotos

Jogos Abertos Brasileiros de 2013 serão em Criciúma
Jogos Abertos Brasileiros de 2013 serão em Criciúma
Jogos Abertos Brasileiros de 2013 serão em Criciúma
Jogos Abertos Brasileiros de 2013 serão em Criciúma