Itamar da Silva toma posse como prefeito interino de Criciúma
Data: 02/01/2013    Última Atualização: 02/01/2013    Texto: João Pedro Alves - SC 04171 JP    Foto: Jussi Moraes    Categoria: Governo

O Município de Criciúma conheceu o homem responsável por gerir seus destinos nesta primeira noite de 2013. Em sessão solene no Teatro Elias Angeloni, a Câmara de Vereadores elegeu a nova mesa diretora, liderada pelo presidente Itamar da Silva por unanimidade. O chefe da Casa Legislativa cumprirá o ofício de prefeito interinamente até a posse do vencedor da eleição suplementar agendada para 3 de março. A transmissão do cargo para o novo gestor ocorreu logo após a posse dos parlamentares, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal.

Alegria e consternação permearam o ambiente do espaço que esteve superlotado. Acima das percepções individuais dos presentes à cerimônia histórica, o respeito aos homens públicos envolvidos na transmissão do cargo de prefeito e vice-prefeito. Clésio Salvaro passou a faixa ao amigo Itamar da Silva sob uma forte salva de palmas. Ao lado de antecessor e sucessor ao cargo de chefe do Executivo Municipal, estavam o agora ex-vice-prefeito Márcio Búrigo, a nova primeira-dama Maria Helena Kuhnen da Silva. Integraram a mesa de honra também as esposas de Salvaro e Márcio Búrigo, Adriana e Izabel e o vereador eleito como vice-presidente, Salésio Lima, que comanda o Legislativo temporariamente.

Aos 64 anos, natural de Tubarão e filho de ex-vereador, Itamar da Silva adotou Criciúma para morar com a família e construir a vida. O experiente vereador é casado há 39 anos com Maria Helena, com quem teve os filhos engenheiros mecânicos Andrei e Gustavo.  Dono de um currículo respeitado na vida pública, segue para o sexto mandato na Câmara Municipal.

“Sinto-me mergulhado num mar de compromisso com um misto de alegria, preocupação e satisfação. Tenho um orgulho que traz consigo muita vontade. Não posso dizer que estou inteiramente preparado para essa missão, mas prefiro o fracasso ao tédio, aventurar-me a contemplar nessa maior chance da vida para exercitar a liderança”, sintetizou Itamar da Silva no primeiro discurso como prefeito.

A plateia ouviu em um silêncio sepulcral as palavras de Clésio Salvaro na solenidade. O líder da gestão findada nesta terça-feira (1º) revelou passar por um dos dias mais difíceis da vida, agradeceu ao vice-prefeito da gestão 2009-2012, Márcio Búrigo, os colaboradores e à população criciumense. A eleição que determinou os 17 vereadores empossados sacramentara uma vitória expressiva de Salvaro e Márcio para mais um mandato, mas a Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura, o que impediu a posse da dupla.

“As horas e os minutos estavam contados nos dias de ontem e hoje, que talvez foram os piores da minha vida. O cidadão criciumense nos deu o reconhecimento, algo maior do que qualquer diploma. Fizemos um governo vencedor pelo trabalho e dedicação dispensadas dia e noite, fins de semana e feriados para que as pessoas de todos os bairros percebessem realmente a presença do governo em suas vidas”, avaliou Salvaro.

Para o prefeito Itamar, a administração passada deixou um importante legado para a sociedade, o qual ele buscará inspiração. “Pela proximidade que tive com esta gestão, vamos levar adiante algumas estratégias, como o atendimento da prefeitura sem acúmulo de gastos para os cofres públicos e a retenção de despesas. Quero ser lembrado neste curto período pela seriedade, austeridade e dedicação”, afirmou Itamar.

Parte dos Kuhnen da Silva estiveram presentes para acompanhar o marido e pai tornando-se chefe do Executivo Municipal de Criciúma. Além da esposa, a técnica judiciária da Justiça Federal Maria Helena, um dos filhos, Andrei, veio de Curitiba para a posse. O caçula Gustavo mora na Inglaterra e não pôde acompanhar. “Fico feliz por este reconhecimento à vida dele vir em tempo hábil. Apesar de atarefado como político, ele é um homem muito companheiro e soube sempre conciliar bem as coisas”, disse Maria Helena sobre o marido, que passa a ser presidente da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (AFASC), no lugar da Adriana Goulart Salvaro.