Gestores recebem capacitação sobre Programa Mais Alfabetização
Gestores recebem capacitação sobre Programa Mais Alfabetização
Programa será implantado em sala de aula para estudantes do 1º e 2º ano a partir de 17 de maio
Data: 25/04/2018    Última Atualização: 25/04/2018    Texto: João Francisco Milioli    Foto: João Francisco Milioli    Categoria: Educação

Gestores das escolas da rede municipal de ensino de Criciúma participaram nesta quarta-feira (25), na Casa do Professor, de capacitação sobre o Programa Mais Alfabetização. A iniciativa é do Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC), e visa fortalecer e apoiar as unidades escolares na tarefa de alfabetização de estudantes do 1° e 2° ano do ensino fundamental.

O programa será implantado nas escolas a partir de 17 de maio e deve durar até o fim do ano letivo. Através de um processo seletivo serão escolhidos os profissionais para prestar assistência de alfabetização nas redes municipais de ensino. Segundo a coordenadora geral pedagógica da Secretaria de Educação, Silvana Alves Bento, na primeira etapa do programa serão cerca de 50 assistentes selecionados para o trabalho.

“Os assistentes de alfabetização selecionados serão professores formados em Pedagogia ou em formação nesse âmbito, e irão auxiliar o professor titular no desenvolvimento dessas atividades alfabetizadoras em sala de aula”, explica a coordenadora. O trabalho vai ter uma carga horária de cinco horas por turma e será realizado em horário de aula. Por enquanto 29 escolas municipais foram contempladas com o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para colocar a atividade em prática.

"Para mim ainda é novo, mas aos poucos vamos nos familiarizar com o programa que o MEC está propondo e, com certeza, vai vir para somar, com mais alfabetizações, com a educação certa e na idade certa", afirma Raquel Martins, diretora da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Jairo Luiz Thomazi.