Gerência de Agricultura promove seminário para produtores rurais de Criciúma
Gerência de Agricultura promove seminário para produtores rurais de Criciúma
Iniciativa ocorreu no Salão Ouro Negro e contou com a presença de aproximadamente 90 agricultores
Data: 28/03/2018    Última Atualização: 28/03/2018    Texto: Ana de Mattia    Foto: Ana de Mattia    Categoria: Governo

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Gerência de Agricultura e Agronegócio, promoveu nesta quarta-feira (28), o seminário ‘Cidadania Rural’. O objetivo foi reunir agricultores e produtores rurais do município para oferecer orientações e esclarecimentos sobre legislação tributária, direitos e deveres dos trabalhadores e a legislação previdenciária do campo.

De acordo com a gerente de Agricultura e Agronegócio do Governo de Criciúma, Maristela Borgert Bresciani, o evento visa aprimorar os conhecimentos dos agricultores nos três campos abordados no seminário. “É uma oportunidade de adquirir conhecimento e informação sobre o assunto, também melhorar a condição de vida, saúde e integridade física dos trabalhadores”, ressalta.

O evento contou com três palestras: Nota Fiscal do Produtor, ministrada pelo autor fiscal da Fazenda Estadual, Ari José Prisch. ‘Contribuição ao FUNRURAL e ao SENAR’, ministrada pelo técnico em arrecadação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Emerson Gava. E por último, a palestra ‘Segurado Especial – Lei 11.718/2018 Benefícios Previdenciários’, regida pela coordenadora de Educação Previdenciária, Roseli Beatriz Rossi.

O prefeito Clésio Salvaro esteve presente no evento, que contou com a participação de aproximadamente 90 agricultores. “Embora não apareça tanto, a nossa agricultura é forte, por isso, ficamos felizes em promover essa iniciativa que vai contribuir com os agricultores criciumenses. São temas de grande importância para proporcionar conhecimento à população mais agrícola da nossa cidade”, destaca.

Para a presidente da Associação de Bananicultores de Criciúma (Abacri), Adriana dos Santos Rosso, seminários como esse são importantes para esclarecimento de dúvidas. “É importante que os agricultores tenham acesso a essas informações, principalmente a respeito do sistema da previdência”, explica.

O evento contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) de Santa Catarina, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Criciúma, Secretaria de Estado da Fazenda, Sindicato Rural de Nova Veneza e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR).