Estudantes de Criciúma realizam ‘Avaliação de Larga Escala’
Estudantes de Criciúma realizam ‘Avaliação de Larga Escala’
Objetivo da prova é avaliar processo de ensino e aprendizagem das unidades municipais
Data: 23/11/2018    Última Atualização: 23/11/2018    Texto: Ana de Mattia    Foto: Divulgação/Decom    Categoria: Educação

Nesta quinta-feira (22), aproximadamente 2.700 estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma iniciaram as provas da ‘Avaliação de Larga Escala de Língua Portuguesa e Matemática’ para turmas do 4º e 8º anos. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa Municipal de Avaliação do Ensino de Criciúma (Promaec). As provas estão sendo aplicadas também nesta sexta-feira (23).

O objetivo é avaliar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos das escolas municipais de Criciúma. “O Promaec tem o intuito de direcionar as ações pedagógicas de nossa secretaria, como formações para os professores, direitos de aprendizagem que precisam ser consolidados e habilidades que ainda precisam ser desenvolvidas”, explica a secretária de Educação, Roseli de Lucca.

As questões foram elaboradas seguindo as matrizes de referência, publicadas pelo Ministério de Educação. Segundo a coordenadora geral pedagógica, Silvana Alves Bento Marcineiro, serão dois cadernos de prova, com 20 questões objetivas cada. “As perguntas foram desenvolvidas de acordo com descritores que visam às habilidades esperadas em Língua Portuguesa e Matemática para alunos do ensino fundamental”, ressalta.

Antes as provas eram vinculadas ao Índice de Desenvolvimento da Educação de Criciúma (Idec) e eram realizadas com os alunos de 5º e 9º anos. Com o Promaec, as avaliações passaram para os alunos de 4º e 8º anos. “Antes nosso aluno do 9º ano realizava a prova e não estava mais na nossa rede quando saia o resultado. Com a mudança, teremos tempo para podermos consolidar direitos de aprendizagem dos nossos alunos”, aponta Silvana. Os gabaritos das avaliações serão entregues às unidades municipais no dia 30 de novembro.