Compartilhe:

ESF Ana Maria adere ao Programa de Combate ao Tabagismo

Integrantes iniciaram encontros nesta semana. Iniciativa pretende auxiliar fumantes na luta contra o tabagismo
 / Fotos: Maria Luiza do Nascimento Texto: Maria Luiza do Nascimento

A unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Ana Maria iniciou encontros do Programa de Combate ao Tabagismo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde. Na quarta-feira (5), 11 pessoas participaram da iniciativa que pretende auxiliar fumantes na luta contra o tabagismo. 

De acordo com o enfermeiro responsável pelo grupo na ESF, Alessandro Martins, o programa tem duração de três meses. “O programa gera bons resultados. Aproximadamente 80% das pessoas param de fumar após os encontros. Cada participante tem uma história com o cigarro e nós os ouvimos para ajudá-los”, explica.

No primeiro mês, os usuários participam de encontros semanais. No segundo mês, os encontros ocorrem a cada 15 dias. No último mês, o grupo se reúne apenas uma vez. “É difícil parar de fumar. Por isso, é importante substituir esse vício por algo favorável, como corrida e alimentos saudáveis”, comenta o dentista do grupo na ESF, Willian Bevilacqua.

Os interessados em participar dos encontros devem entrar em contato com a ESF Ana Maria pelo telefone (48) 3445-8450. Não é necessário residir no bairro para participar das reuniões.

< Voltar