Diretoria de Tecnologia da Informação de Criciúma recebe prêmio Projeto Inovador 2018
Projeto desenvolvido pela Diretoria de TI tem contribuído com a informatização e modernização de processos realizados nos setores da Secretaria de Saúde
Data: 06/04/2018    Última Atualização: 06/04/2018    Texto: Ana de Mattia    Foto: Vivian Sipriano    Categoria: Tecnologia da Informação

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) foi uma das vencedoras do Projeto Inovador 2018. Promovido pela Rede Cidade Digital, o prêmio valoriza iniciativas inovadoras desenvolvidas na gestão pública com o objetivo de gerar resultados positivos para a vida dos cidadãos. A entrega da premiação ocorrerá em Lages, nos dias 19 e 20 de abril, durante o 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais.

O projeto desenvolvido pela Diretoria de TI da Prefeitura de Criciúma tem trazido informatização e modernização aos processos realizados nos órgãos da Secretaria de Saúde do município. Com início em 2017, a iniciativa vem contribuindo com a otimização dos recursos e produtividade dos profissionais e, atualmente, o sistema atinge quase todos os setores ligados à Saúde.

Conforme o diretor de TI da Prefeitura de Criciúma, Tiago Ferro Pavan, o setor vem buscando desde o ano passado ser uma área estratégica na gestão pública. “Estamos sempre procurando a profissionalização do setor de TI, não ser apenas o suporte dos outros órgãos, mas também uma área estratégica. Esse prêmio nos mostrou que estamos no caminho certo”, destacou o diretor.

Diversos setores da Saúde do município já utilizam os processos desenvolvidos pela TI. O prontuário eletrônico do paciente, solicitações de alvará online pela Vigilância Sanitária, integração com o E-SUS e informatização do laboratório municipal. Além disso, os agentes de saúde já trabalham com tablets e agora o sistema de informatização será implantado também nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Francielle Gava, os novos processos de informatização têm contribuído com a melhora dos atendimentos aos usuários, como redução no tempo de espera no agendamento de consultas e perda de medicamentos devido à data de validade.

“Nos auxilia no gerenciamento das informações, aumenta a produtividade dos profissionais, gerando automaticamente economia e otimização de recursos públicos. Isso tudo intensifica o nosso trabalho e nos deixa ainda mais próximos das pessoas”, ressalta a secretária.

3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

O congresso tem como objetivo valorizar prefeitos inovadores, que buscam técnicas ou ferramentas que gerem resultados positivos para a gestão pública e para a população.

“Mobilizamos uma equipe que trabalha no suporte do sistema de gestão. Esse resultado nos motiva a continuar. O nosso setor pode proporcionar aos cidadãos criciumenses uma facilidade e um melhor atendimento”, comemora o diretor.