Diretoria de TI atua na prevenção e no aprimoramento dos sistemas da Prefeitura de Criciúma
Dia do Profissional de Tecnologia da Informação (TI) é comemorado nesta quinta-feira (19)
Data: 19/10/2017    Última Atualização: 19/10/2017    Texto: Émerson Justo    Foto: Divulgação/Decom    Categoria: Tecnologia da Informação

Cada vez mais presente no cotidiano das empresas, o profissional de Tecnologia da Informação (TI) é fundamental para informatizar uma corporação, proporcionar segurança e possibilitar o avanço tecnológico da companhia. Semelhante a órgãos privados, a Prefeitura de Criciúma conta com um setor de TI. Na Diretoria de TI, profissionais atuam em áreas estratégicas e oferecem apoio para as demais secretarias da Administração Municipal. Nesta quinta-feira (19), é comemorado o Dia do Profissional da Tecnologia da Informação.

Segundo o diretor de TI da Prefeitura de Criciúma, Tiago Ferro Pavan, o principal ativo de qualquer empresa é a informação. Para o diretor, é necessário mantê-la protegida para obter sucesso. “As empresas cada vez mais precisam de TI para se desenvolverem, seja através de um departamento interno ou em serviços terceirizados. Quando se fala em um setor de tecnologia, geralmente as pessoas lembram da informática e assuntos relacionadas a computadores, impressoras e internet, mas a TI é algo mais abrangente. Esta divisão é responsável pela organização dos recursos tecnológicos e humanos com objetivos estratégicos, onde a informação passa a ter peso de decisão, contribuindo para o desenvolvimento de uma entidade”, explica.

Sabendo da importância do setor, a atual Administração Municipal alterou a nomenclatura do setor neste ano. “A mudança não é somente no nome. A cada dia estamos implementando a metodologia de TI em toda a Prefeitura de Criciúma. Queremos tirar a ideia de sermos responsáveis apenas pelos computadores. A TI é um elemento essencial para o progresso do Governo de Criciúma”, ressalta Pavan.

Atividades desenvolvidas

Somente em 2017, a Diretoria de TI atuou em diversos projetos da Administração Municipal. “Nós implementamos um sistema de saúde, dois de educação e capacitamos os profissionais das áreas para usarem os serviços. Desenvolvemos um site para a Defesa Civil de Criciúma, além do Sistema Gestor de Operações e Ocorrências da Defesa Civil (SiGODEC), que informatizou as funções administrativas do órgão. Ainda criamos os sites do Procon, Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI) e Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), além de outros que estão sendo idealizados”, relata o diretor. O setor gerencia as páginas e promove as alterações necessárias, cuidando da segurança de servidores.

A Diretoria de TI também realizou um estudo de viabilidade técnica e financeira para atender a lei ordinária n° 6.755, que determina que todas as licitações realizadas no Poder Executivo sejam transmitidas ao vivo, via internet. O modelo inserido no Governo de Criciúma recebeu investimento de apenas R$ 1,1 mil e cumpre a função de aumentar a transparência da Administração Municipal.

Organograma

A Diretoria de TI conta com 17 profissionais, distribuídos em seis setores: Direção, Atendimento, Desenvolvimento de Sistemas, Análise de Suporte a Sistemas, Suporte Técnico Interno e Externo, e Administração de Redes. Em média, os setores realizam 385 chamados por mês, sanando dúvidas e realizando manutenções. Os serviços executados pelo departamento podem ser conferidos através do site www.criciuma.sc.gov.br/dti.

De acordo com Pavan, os profissionais do Desenvolvimento de Sistemas desenvolvem sites e sistemas para informatizar e facilitar os processos do dia a dia, tornando as informações gerenciáveis e seguras. A Análise de Suporte a Sistemas é o primeiro nível de atendimento, onde os funcionários identificam os problemas e tentam solucioná-los. Já o Suporte Técnico Interno e Externo realiza os atendimentos cotidianos, corrigindo problemas relacionados a manutenção de computadores do Poder Executivo.

O setor de Administração de Redes cuida da manutenção de servidores, rede de computadores e garante a segurança da informação, evitando ataques de hackers e planejando métodos de defesa. O Atendimento faz o gerenciamento de contratos, recepção de documentação e controle de agenda, enquanto que a Direção gerencia todo o setor, além de elaborar projetos estratégicos para o Governo de Criciúma.