Prefeitura de Criciúma inicia transmissões de licitações ao vivo pela internet
Iniciativa atende a lei n° 6.755/16. Primeira transmissão foi realizada nesta sexta-feira (25), na Sala de Licitações da Administração Municipal
Data: 25/08/2017    Última Atualização: 28/08/2017    Texto: Émerson Justo    Foto: Jhulian Pereira    Categoria: Governo

Com o objetivo de aumentar a transparência, a Prefeitura de Criciúma transmitirá os processos de licitações ao vivo via internet. A medida atende a lei ordinária n° 6.755, de 18 de julho de 2016, que dispõe sobre a transmissão ao vivo, via internet, de todas as licitações realizadas nos Poderes Executivo e Legislativo de Criciúma. Realizadas através da plataforma de distribuição digital de vídeos YouTube, as transmissões podem ser acessadas pelo site da Administração Municipal. A primeira transmissão ocorreu nesta sexta-feira (25), em solenidade organizada na Sala de Licitações da Prefeitura de Criciúma, no bairro Ceará.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação (TI) do Governo de Criciúma, Tiago Ferro Pavan, um estudo de viabilidade técnica e financeira foi elaborado para verificar a melhor forma de realizar as transmissões. “A primeira opção era terceirizar os serviços, porém os custos seriam altos, sendo aproximadamente R$ 950,00 por dia de transmissão. Então, optamos pela própria equipe da Administração Municipal realizar os serviços. Gastamos apenas com a aquisição de equipamentos”, relata. “Adquirimos uma câmera para capturar as imagens em plano aberto e um microfone com grande captação de áudio. Utilizamos software de licenças gratuitas e, os outros equipamentos, aproveitamos os já existentes do patrimônio da Prefeitura de Criciúma. A Diretoria de TI vai capacitar os funcionários da Diretoria de Logística para realizar as transmissões”, completa Pavan. O investimento foi de R$ 1,1 mil.

Os vídeos das transmissões ficarão armazenados e poderão ser acessados através do site da Prefeitura de Criciúma. “As transmissões via internet aumentam ainda mais a transparência dos processos licitatórios do Poder Executivo. O cidadão cada vez mais quer saber o que acontece dentro do Poder Executivo, mas não se sente confortável em ir até o Paço Municipal para acompanhar. A transmissão online começará na abertura dos envelopes, passará pela verificação dos requisitos e se estenderá até o julgamento e classificação das propostas”, explica o prefeito licenciado de Criciúma, Clésio Salvaro.

A primeira transmissão ao vivo contemplou o pregão presencial para aquisição e instalação de aparelhos de ar condicionado para atendimento à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Próspera. O prefeito interino de Criciúma, Ricardo Fabris, vereadores e secretários da Administração Municipal acompanharam a solenidade.