Diretoria de TI apresenta case de sucesso na Educação do município em fórum internacional
Ferramenta implantada em Criciúma abrange 97% dos serviços desenvolvidos pela Secretaria de Educação
Data: 12/07/2018    Última Atualização: 12/07/2018    Texto: Vivian Sipriano    Foto: Divulgação/Decom    Categoria: Tecnologia da Informação

Desde a implantação do novo software livre de gestão educacional, o i-Educar, Criciúma se tornou referência em Santa Catarina na informatização e modernização dos processos desenvolvidos na Secretaria de Educação. Em 2017 a Diretoria de Tecnologia da Informação (TI), adotou a solução para gestão da educação pública e vem alcançando resultados positivos.

Com a ferramenta, 97% das necessidades são atendidas. Atualmente, a Prefeitura Municipal é a maior do estado a utilizar o sistema, que abrange módulos como: gestão pedagógica, gestão administrativa, transporte e alimentação escolar, bibliotecas, portais de pais e alunos, diário eletrônico do professor.

Em Criciúma, já são mais de 1.500 usuários do sistema, abrangendo mais de 19 mil estudantes da rede municipal de ensino. Entre os benefícios, está a possibilidade de manter um cadastro com histórico e evolução de cada aluno, através de gráficos e relatórios, com informação em tempo real, servindo como indicador para tomada de decisão por parte de gestores e professores.

O case de sucesso foi apresentado pelo diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação (TI), Tiago Ferro Pavan, no Fórum Internacional de Software Livre (FISL 18), realizado em Porto Alegre (RS), entre os dias 11 e 14 de julho. O evento tem o objetivo de reconhecer e compartilhar conhecimento, inovações e reforçar conexões com as comunidades que participam do sistema de tecnologias livres e abertas.

Segundo Tiago, o interesse mais comum foi sobre o processo de troca de sistemas e a adaptação por parte dos usuários em Criciúma. “Tudo que é novo gera preocupação e costuma ser traumático. Mas tivemos o apoio da Administração Municipal e da Secretaria de Educação para planejar com antecedência. Dessa forma, tivemos tempo hábil para treinar e capacitar os profissionais dentro do prazo, e a migração aconteceu com o mínimo de impacto e da melhor forma possível”, analisou o diretor de TI.

O que é software livre?

Software livre é uma solução desenvolvida por uma comunidade ou um grupo de pessoas. Sem intenção de comercialização, o código fonte é disponibilizado na internet para qualquer pessoa ou instituição que demonstre interesse. Quem faz uso da ferramenta, assume o compromisso de compartilhar alterações e melhorias que forem realizadas.