Dia Internacional da Mulher: celebração e conscientização em Criciúma
Página Inicial > Notícias > Notícia
Dia Internacional da Mulher: celebração e conscientização em Criciúma
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher promove ação na Praça Nereu Ramos
Data: 08/03/2019    Última Atualização: 08/03/2019    Texto: Beatriz Formanski    Foto: Beatriz Formanski    Categoria: Social  

Dar voz à mulher. E foi assim, com o microfone aberto a todas as mulheres, promovendo o lugar de fala, que começou o ato de conscientização no Dia Internacional da Mulher promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Criciúma (CMDM) nesta sexta-feira (8). O evento foi realizado na Praça Nereu Ramos das 10h às 14h.

De acordo com a presidente do CMDM, Maria Estella Costa da Silva, a ação é voltada para a conscientização das mulheres, comemorando os direitos conquistados, mas também lutando por mais igualdade. “As mulheres têm que assumir o protagonismo de suas vidas se unindo nessa luta que é permanente, até que todas nós sejamos respeitadas independente do lugar onde estejamos”, afirmou.

O evento também contou com palestras e atrações culturais, incluindo a apresentação do grupo de rap feminino, House-G, que cantou sobre o empoderamento da mulher, a capacidade de superar relacionamentos abusivos e conquistar a independência, refletindo sobre as violências.

Uma das frases refletidas durante o ato foi: “Que nada nos defina, que nada nos sujeite, que a liberdade seja a nossa própria substância”, da escritora feminista, Simone de Beauvoir. Assuntos como o feminicídio, violência física, psicológica e sexual, e desigualdade no mercado de trabalho foram abordados durante a ação.