Dia de Finados: cemitérios de Criciúma recebem melhorias

Data também será marcada por ação de conscientização sobre o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya
 / Fotos: Arquivo/Decom Texto: Fagner Santos

Para receber os moradores nos cemitérios municipais nesta quinta-feira (2), Dia de Finados, a Prefeitura de Criciúma, através da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, executou melhorias nas proximidades dos locais. Na última sexta-feira (27), durante a Semana Nacional de Mobilização no Combate ao Aedes aegypti, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, promoveu um mutirão de triagem nos cemitérios dos bairros Brasília, São Luiz e Rio Maina.

“Para facilitar o acesso aos locais, realizamos a limpeza dos acostamentos e das ruas próximas aos cemitérios, em especial as vias que não possuem asfalto, como nos bairros São Defende e Santa Luzia”, explica a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski. O feriado provoca aumento na trafegabilidade de pedestres e veículos no entorno dos cemitérios.

Combate à dengue

O mutirão de triagem do CCZ buscou eliminar possíveis pontos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. “Realizamos vistorias em toda a extensão dos cemitérios e recolhemos amostras de mosquitos, mas não eram do Aedes. Isso mostra que a população está consciente em relação ao combate ao Aedes aegypti”, relata a supervisora do Programa de Combate à Dengue, Louise Romansini.

Segundo a coordenadora do CCZ, Natália Reche, profissionais da Vigilância Epidemiológica de Criciúma estarão no Cemitério Municipal de Criciúma, no bairro São Luiz, para conscientizar a comunidade durante o Dia de Finados.