Dia “D” da Vacinação da Gripe registra maior número de procura pela imunização

Campanha de vacinação contra influenza segue até o dia 26 de maio
 / Fotos: Milena dos Santos Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP

Muitas pessoas aproveitaram que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou a vacinação da gripe neste sábado (13), em 47 Unidades Básicas de Saúde (UBS), para tomar a dose preventiva contra três subtipos do vírus da gripe: A (H1N1), A (H3N2) e B. No Dia “D” da 19ª Campanha Nacional Contra a Influenza, 250 profissionais prestaram atendimento à população. A expectativa da Administração Municipal, é vacinar 55.892 pessoas que integram o público-alvo até 26 de maio.

Segundo a técnica do Setor de Imunização, Nilda Figueiredo Correa, este dia é realizado para que as pessoas que não tem oportunidade de se vacinar procurem a unidade mais próxima de sua casa e se proteja da doença. “Essa mobilização é realizada nacionalmente para que todas as pessoas. Nosso objetivo principal é reforçar a importância da vacinação, dos grupos prioritários, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Muitas pessoas ainda precisam ser vacinas, e esperamos que nas próximas duas semanas elas venham aos postos de saúde, pois queremos manter as pessoas livres de vírus”, destaca Nilda.

Até este sábado, o grupo que mais procurou prevenção foram os idosos. Dos 18.305 esperados para tomarem a dose, 15.518 receberam a vacina, totalizando 84,77% da população alvo. Da população total que precisa tomar a vacina, ainda falta receber a dose 31.745 pessoas. A meta do Setor de Imunização é atingir 90% do público considerado prioritário, definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Conforme dona Sônia Amante, que tomou a dose na UBS Centro, é importante que a população esteja preparada para quando o frio mais forte chegar. “Todos devem buscar a prevenção, para evitar que sejamos acometidos pela gripe. Temos que aproveitar que a vacina é distribuída gratuitamente para nos proteger contra essa doença que causa tanto mal. É fundamental que nós, que fizemos parte do público-alvo, aproveitemos a oportunidade para procurar as salas de vacinação e nos protegermos antes que aumente a circulação dos vírus”, comenta Sônia.

Dados da Campanha deste sábado

População Alvo

Dose Aplicada

Cobertura %

Trabalhadores

Crianças

Gestantes

Puérperas

Idosos

A confirmar

Crônicos

Privados de liberdade

Agentes Prisionais

Quem é esperado nas UBS

Os vacinadores disponibilizados nas Unidades de Saúdes do Município aplicam doses da vacina em crianças de seis meses a menores de cinco anos, portadores de doenças crônicas, idosos, gestantes, puérperas (até 40 dias após o parto), professores, trabalhadores de saúdes, agentes prisionais, população indígena e população privada de liberdade.