Desfile cívico de Criciúma reúne cerca de 10 mil pessoas no Parque das Nações
Página Inicial > Notícias > Notícia
Desfile cívico de Criciúma reúne cerca de 10 mil pessoas no Parque das Nações
Quarenta e oito instituições fizeram parte do evento que comemorou 196 anos de Independência do Brasil
Data: 07/09/2018    Última Atualização: 10/09/2018    Texto: Guilherme Nuernberg    Foto: Beatriz Formanski    Categoria: Governo  

Em comemoração aos 196 anos de Independência do Brasil, foi realizado nesta sexta-feira (7), o desfile cívico-militar de Criciúma. A cerimônia, realizada no Parque das Nações Cincinato Naspolini, teve a participação de 48 instituições. Com o tema ‘Políticas Públicas e Sociedade Civil organizada, uma parceria necessária’, cerca de 10 mil pessoas acompanharam o evento, segundo estimativa da Polícia Militar.

Com início pouco depois das 8h, o evento foi aberto com o tradicional desfile do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) Severiano Martins da Fonseca, que marchou com cerca de 147 integrantes. Seguindo a tradição de todos os anos, o 9º Batalhão de Polícia Militar e 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Criciúma desfilaram na sequência.

A edição deste ano foi a estreia de algumas instituições, como o Colégio Kadima. A instituição fundada em 2013 conta com cerca de 80 alunos. “Para nós foi uma honra participar do desfile cívico-militar de Criciúma pela primeira vez, nossa escola tem apenas cinco anos e iniciou com apenas sete alunos. É um privilégio poder participar e colaborar com a educação do município", comemorou a diretora do colégio, Rosilene Teixeira Farias.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, afirmou que 7 de setembro é um dia de celebração. “Eu sei que o momento que vivemos é difícil, na política e na economia, mas ainda este é o país que devemos acreditar. Que a independência seja vivida a todo instante por cada um de nós, porque Criciúma é o Brasil que dá certo”, declarou o prefeito.

Se referindo ao tema do desfile, a secretária de Educação, Roseli de Lucca, afirmou que é importante incentivar a união entre a sociedade e o governo. “Aqui no município, temos várias Sociedades Civis organizadas que trabalham junto ao governo para fazer uma sociedade melhor”, discursou a secretária.

Desfile do Rio Maina com nova data marcada

O desfile cívico-militar do distrito do Rio Maina está programado para o próximo sábado (15), a partir das 9h. A cerimônia que ocorre tradicionalmente uma semana antes do desfile do Parque das Nações, abrindo a Semana da Pátria, reuniu mais de três mil pessoas na última edição.