Compartilhe:

Criciúma recebe Seminário Estadual de Educação

Encontro foi realizado na Acic e contou com a participação de 100 profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Educação
 / Fotos: Milena dos Santos e Divulgação/Decom Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP

Com o objetivo de debater os principais desafios da educação, a Escola do Legislativo promoveu nesta sexta-feira (30), o 3º Seminário Estadual de Educação. O encontro foi realizado no Auditório Jayme Zanatta, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), e contou com a participação de 100 colaboradores da Secretaria Municipal de Educação, e aproximadamente 400 profissionais de outros municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).  

Os educadores receberam orientações sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), conferências municipais de educação, valorização dos profissionais, entre outros assuntos. As palestras foram ministradas pelo professor e deputado federal Pedro Francisco Uczai, professora doutora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Leda Scheibe, e professora doutora Catarina de Almeida Santos.

Segundo a secretária municipal de Educação, Roseli de Lucca, é importante trazer debates semelhantes para perto dos profissionais da educação, que contribuem para um ensino de qualidade. “A educação pública tem que ser de qualidade, já que existem investimentos em muitas formações continuadas para os profissionais, resultando na prática pedagógica de qualidade, que garante a aprendizagem das crianças e adolescentes. É necessário que nós, educadores, possamos refletir sobre os desafios contemporâneas da formação e da profissionalização, e a centralidade que assumem os docentes no processo educativo escolar”, comenta.

Sobre o PNE, os profissionais foram orientados em relação as metas que deverão atingir ao longo dos anos, a avaliação através do Plano Municipal de Educação (PME), elaborado em Criciúma através de uma comissão, e a valorização intelectual e financeira dos educadores.

< Voltar