Criciúma recebe R$ 71 milhões para obras de esgotamento sanitário
Criciúma recebe R$ 71 milhões para obras de esgotamento sanitário
Investimento do Estado vai beneficiar mais de 43 mil criciumenses. Ordens de serviço foram assinadas em solenidade realizada na Prefeitura Municipal
Data: 22/06/2018    Última Atualização: 22/06/2018    Texto: Ana de Mattia    Foto: Guilherme Nuernberg    Categoria: Governo

Na tarde desta sexta-feira (22), o governador do Estado de Santa Catarina, Eduardo Moreira, e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) assinaram a ordem de serviço do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Próspera. O evento ocorreu no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Além disso, durante a solenidade foi lançada a licitação para a implantação de mais de 40 quilômetros de rede de esgoto no bairro São Luiz. No total, o Governo de Santa Catarina investirá R$ 71 milhões em nove bairros de Criciúma, com 45% dos munícipes beneficiados.

“Os anúncios realizados hoje mostram o compromisso que o governo tem com a região Sul. O Estado quer ser parceiro. São mais R$ 9 milhões para construção de um Centro de Inovação, que vai trazer tecnologia, inteligência e parceria com universidade para gerar empregos e gerar desenvolvimento para o Sul do estado”, destaca o governador.

Convênio entre Prefeitura de Criciúma e Governo Estadual

Governo de SC e a Casan assinaram um convênio com a Prefeitura de Criciúma para o repasse de R$ 10 milhões ao Fundo Municipal de Saneamento para auxiliar nas ações compensatórias no bairro Vila Selinger. “É no município que as pessoas vivem, onde as pessoas têm os problemas e é onde o governo tem que dar uma resposta, hoje, estamos dando uma resposta. Esse convênio é uma contrapartida para as comunidades que receberam o ETE. O recurso será para ligar a Vila Selinger e Linha Batista até na divisa do município de Morro da Fumaça”, ressalta o prefeito.

Os moradores do bairro Vila Selinger terão uma série de ações proporcionadas pelo Governo Estadual, tais como: plano de monitoramento do efluente tratado e de controle sobre odores, programas educativos na área de influência da ETE e a pavimentação do acesso à região. A previsão para a conclusão dos trabalhos é final de 2019.

As comunidades beneficiadas serão Vila Rica, Próspera, Argentina, Brasília, Imigrantes, Ceará, Jardim Maristela, Nossa Senhora da Salete e Morro do Céu, totalizando 43.901 criciumenses contemplados. Os recursos para a construção do esgotamento na Próspera serão 90% financiados via Caixa Econômica Federal e 10% da Casan.