Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma ganha o Troféu Destaque da Raça Negra
Página Inicial > Notícias > Notícia
Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma ganha o Troféu Destaque da Raça Negra
Objetivo da premiação é homenagear instituições que lutam contra o racismo e preconceito no estado
Data: 26/02/2019    Última Atualização: 27/02/2019    Texto: Beatriz Formanski    Foto: Rony Costa    Categoria: Social  

A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma (Copirc) recebeu no último sábado (23) o Troféu Destaque da Raça Negra, promovido pelo Instituto Liberdade, de São José. A premiação tem como objetivo homenagear pessoas e instituições que lutam contra o racismo e preconceito em Santa Catarina.

De acordo com a coordenadora da Copirc, Dainara Passos, essa é a 28ª edição da premiação e esse reconhecimento é como um combustível para as atividades realizadas em 2019 e nos próximos anos. “A nossa próxima ação será a palestra da Edenice Fraga, no dia 6 de março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher”, contou a coordenadora. A palestra será realizada às 19h no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris.

Além da Copirc, outras instituições de Criciúma tiveram seus trabalhos reconhecidos, como o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma (Compirc), Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros, Indígenas e de Minorias (Neab Unesc) e Confraria Amigos de Mandela.

Para o secretário da Assistência Social e Habitação de Criciúma, Paulo César Bitencourt, essa gratificação valoriza as ações que são desenvolvidas pelo Governo do Município, como palestras e capacitações. “Nós temos essa preocupação de igualar a todos através das mesmas oportunidades”, afirmou o secretário.

Instituto Liberdade

O Instituto Liberdade é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve, há 31 anos, projetos sociais, culturais, desportivos, educacionais e de identidade cultural e patrimonial da comunidade negra na cidade de São José, atuando na luta pela preservação da cultura negra e dos direitos humanos.