Conselho Municipal dos Direitos da Mulher recebe representante da ‘Rede Catarina de Proteção à Mulher’
Página Inicial > Notícias > Notícia
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher recebe representante da ‘Rede Catarina de Proteção à Mulher’
Um dos objetivos da reunião foi fortalecer a rede de comunicação e estreitar os laços para fiscalizar melhorar as medidas protetivas
Data: 17/04/2018    Última Atualização: 17/04/2018    Texto: Beatriz Formanski    Foto: Beatriz Formanski    Categoria: Sistema Social  

A reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Criciúma, realizada nesta terça-feira (17), contou com a presença do tenente Carlos Diego Apoitia, representante do programa ‘Rede Catarina de Proteção à Mulher’ do município. O programa é desenvolvido pelo 9º Batalhão da Polícia Militar e foi apresentado ao conselho com o intuito de fortalecer a comunicação entre os setores para o aprimoramento do combate e prevenção à violência doméstica.

Segundo o tenente Apoitia, o programa tem a participação de dois policiais militares, necessariamente uma mulher e um homem, para realizar uma ronda para medidas protetivas. A guarnição específica é chamada de ‘Patrulha Maria da Penha’ e tem o objetivo de qualificar o atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. “O primeiro processo é feito pelo judiciário que encaminha a medida para que a gente efetue a proteção”, afirmou o tenente.

De acordo com a presidente do CMDM, Maria Estela Costa da Silva, o projeto une todos os órgãos na busca de uma única causa. “Isso fortalece o conselho e a rede protetiva. Fortalece a luta contra a violência e será um forte aliado”, comentou. Na reunião também esteve presente o secretário da Assistência Social e Habitação do município, Paulo César Bitencourt.