Conferência Municipal da Saúde inicia nesta terça-feira em Criciúma
Página Inicial > Notícias > Notícia
Conferência Municipal da Saúde inicia nesta terça-feira em Criciúma
Evento chega à 9ª edição e ocorre a partir das 17h, no auditório Ruy Hülse, na Unesc. Iniciativa é aberta aos moradores e vai discutir políticas públicas de saúde para melhorar os serviços ofertados na rede pública municipal
Data: 25/03/2019    Última Atualização: 26/03/2019    Texto: Jhulian Pereira    Foto: Divulgação/Internet    Categoria: Saúde  

O desenvolvimento de políticas públicas de saúde relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e as prioridades em saúde em Criciúma serão temas da 9ª Conferência Municipal de Saúde. Realizada a cada quatro anos e coordenada pela Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Criciúma, a iniciativa é aberta ao público e ocorre nesta terça-feira (26), a partir das 17h, e quarta-feira (27), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, no auditório Ruy Hülse, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Interessados em participar da conferência municipal podem se inscrever no local do evento ou através do site www.criciuma.sc.gov.br/saude. “É fundamental a participação das pessoas, pois o evento é um espaço democrático onde vamos avaliar, planejar e fixar ações que interfiram, de forma positiva, na qualidade dos serviços de saúde ofertados na rede pública municipal”, comenta a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde e integrante da comissão organizadora da conferência, Ana Paula Aguiar Milanez.

Conforme a nutricionista, o grande tema da conferência municipal é: ‘Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS’. O assunto será o foco principal de uma palestra ministrada pela diretora do Instituto Maria Schmitt (Imas), Mirian Késia Labs de Lima. A profissional é graduada em Direito pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Durante o evento, propostas para qualificar os serviços de saúde em Criciúma serão formuladas e encaminhadas para a 8ª Conferência Estadual de Saúde e à 16ª Conferência Nacional de Saúde. Os representantes do município na etapa estadual e nacional da conferência também serão eleitos. “O SUS é importante na vida das pessoas, e merece ser discutido de forma democrática. Esperamos que a comunidade não perca essa oportunidade de participar da conferência municipal”, destaca Ana Paula.

Programação da 9º Conferência Municipal de Saúde:

Terça-feira (26/03)
17h - Credenciamento/café
18h - Abertura
18h45 - Aprovação do Regimento
20h15 - Palestra: ‘Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS’
21h15 - Debate
21h45 - Encerramento

Quarta-feira (27/03)
8h - Credenciamento
8h30 - Orientação para os trabalhos de grupos
9h - Discussão e construção das propostas
12h - Intervalo
13h30 - Apresentação e votação das propostas
15h30 - Leitura das moções
16h - Eleição de delegados
17h - Encerramento/café