Centro de Recuperação Infanto-Juvenil será inaugurado nesta sexta-feira
Centro de Recuperação Infanto-Juvenil será inaugurado nesta sexta-feira
Local tem capacidade para atender 50 adolescentes entre 12 e 17 anos, sendo 25 de Criciúma e 25 da Amrec
Data: 29/11/2018    Última Atualização: 29/11/2018    Texto: Ana de Mattia    Foto: Beatriz Formanski    Categoria: Saúde

O uso da droga maltrata o corpo e a mente do usuário, desfaz laços e pode até levar à morte. Pensando nisso, o Ministério da Justiça em parceria com a Prefeitura de Criciúma irá inaugurar o Centro Regional de Referência e Estudos Para Recuperação de Dependentes Químicos Infanto-Juvenil. A cerimônia será realizada nesta sexta-feira (30), a partir das 18h.

Localizado no bairro São Sebastião, o espaço tem capacidade para atender 50 adolescentes, entre 12 e 17 anos, sendo 25 de Criciúma e 25 da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).

De acordo com a coordenadora do setor de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Ana Losso, o centro é também para prevenção da dependência química para jovens que vivem em situação de risco. “É um trabalho importante e relevante para Criciúma e região devido à grande demanda de dependência química. O número está muito alto em Criciúma, a exemplo do que ocorre no Brasil e no mundo”, ressalta.

O local, com 530,27 m², irá disponibilizar oficinas, grupos, terapias ocupacionais e atendimento com psicólogo. O centro funcionará das 8h às 17h, no contra turno escolar.

O contrato foi firmado em 2010 entre o ministério e a prefeitura. As obras foram finalizadas em março de 2014. Já em 2016, por meio de chamamento público, foi definido que a Comunidade Terapêutica Casa de Restauração irá gerenciar o local. Foi investido R$ 630.625,33 mil, com recursos da Administração Municipal e do Governo Federal.

O espaço terá uma enfermeira, um psicólogo, um terapeuta ocupacional, um coordenador e um assistente social. Após a inauguração, a OS terá um período para reorganizar o local antes de abrir para atendimento.