Compartilhe:

Centro de Especialidades em Saúde será inaugurado nesta quinta-feira

PAM, Saúde da Mulher, Criança Saudável e AME passarão a atender no mesmo local
 / Fotos: Jussi Moraes Texto: Jussi Moraes (JP 3733 SC)

A população será mais bem assistida a partir desta quinta-feira, em Criciúma. A Policlínica de Assistência Municipal (PAM) com médicos especializados, o Saúde da Mulher, Criança Saudável e o Ambulatório Multiespecializado (AME) passarão a atender no mesmo lugar, no Centro de Especialidades em Saúde (CES). A inauguração do espaço no bairro Santo Antônio está agendada para amanhã (3), às 20 horas, no antigo pavilhão da Turim.

A unidade antiga do PAM continuará em funcionamento no térreo para que os moradores do Centro não fiquem desassistidos. “A unidade básica de saúde irá funcionar com consultas médicas e pediátricas, serviços de enfermagem ambulatorial, agendamento local e atendimento com psicóloga e fonoaudióloga”, garantiu a secretária do sistema da Saúde, Letícia Vieira Rodrigues. No entanto, os especialistas em pneumologia, endocrinologia, urologia, cardiologia, proctologia, oncologia, entre outras especialidades e atendimento em nutrição acontecerão na nova unidade.

O atendimento do Saúde da Mulher e do Criança Saudável acontecia em um prédio alugado na praça Nereu Ramos. O problema é que para ter acesso às unidades as pessoas precisam subir muitas escadas. O mesmo acontecia na unidade do AME, na rua São José. “Alguns pacientes estão bem debilitados por conta das doenças sexualmente transmissíveis e quando chegam para o atendimento estão ofegantes”, recordou a secretária. No CES o AME está instalado no segundo andar, mas existe um elevador de acesso para deficientes, idosos, gestantes e pacientes debilitados. “Toda a estrutura foi projetada pensando na acessibilidade da população. Temos rampas de acesso, a maioria dos atendimentos acontecerá no térreo e o próprio Centro fica próximo a Avenida Centenário e as paradas de ônibus”, destacou Letícia.

Para facilitar ainda mais a vida da população foi solicitado à Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU) e à Autarquia de Segurança Trânsito e Transporte de Criciúma (ASTC) uma linha de ônibus que passe em frente à nova unidade. Conforme o secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, José Sérgio Búrigo, enquanto se aguarda as novas paradas de ônibus na Avenida Centenário próximo ao PAM a alternativa é que os coletivos de bairros passem pelo local. Conforme o presidente da ASTC, Giuliano Colossi, as placas de sinalização já estão sendo colocadas naquela região para orientar a população.

A mudança do PAM para o CES também trará melhorias para outros serviços. A farmácia passará a atender em uma estrutura com controle de temperatura e umidade. Conforme o coordenador da assistência farmacêutica, Luiz Mário Cardoso, o espaço atenderá a regional do Centro e todos os moradores de criciúma que são assistidos com medicamentos controlados.No antigo PAM, no Centro, Rua João Pessoa, ficará um dispensário para a entrega de medicamentos básicos.

< Voltar