Compartilhe:

Centro de Controle de Zoonoses visa saúde pública

Objetivo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é recolher animais de rua que possam transmitir doenças para as pessoas. Depois de tratados animais esperam por adoção.
Fotos: Divulgação e texto: Jéssica Rosso

 A comunidade tem a disposição desde o dia 4 de outubro o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Pouco mais de um mês após a inauguração, esse órgão público ainda causa dúvidas entre as pessoas, que ainda não sabem qual sua real função. Situado no bairro Renascer, o CCZ tem como finalidade controlar doenças transmitidas de animais para as pessoas e vice-versa. Atualmente 28 animais estão em fase de tratamento.

A bióloga e coordenadora do local Michele Ramos, explica que o órgão tem sido confundido com pet shop ou alojamento para animais abandonados. O local não tem esse propósito.

O objetivo é recolher da rua apenas animais doentes. Além disso, as cadelas de rua no cio também estão sendo recolhidas. Para ajudar no trabalho do CCZ, ao ver um animal debilitado, com sarna, as pessoas podem colaborar entrando em contato pelo telefone e indicando o local que o animal se encontra. A partir disso será feita uma avaliação.

De acordo com a lei federal 9.605, abandono é crime. Michele alerta que denúncias podem ser feitas no 156. “Maus tratos ao animal não é bater. É não dar água, comida, não cuidar, inclusive abandonar”, comenta.

Segundo o Art.32“Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: A Pena é detenção de três meses a um ano, e multa. O 1º parágrafo incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos. o 2º aponta que a pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal”.

Para adotar é preciso ser maior de 18 anos, levar um comprovante de residência, cópia da carteira de identidade e CPF. Para entrar em contato o número é (48) 34458729.

< Voltar