Ampliação da vacinação contra febre amarela em Criciúma é intensificada após orientação do Ministério da Saúde
Página Inicial > Notícias > Notícia
Ampliação da vacinação contra febre amarela em Criciúma é intensificada após orientação do Ministério da Saúde
Doses estão disponíveis nos postos de saúde da Administração Municipal. Ação no Terminal Urbano Central inicia na segunda-feira (18)
Data: 15/02/2019    Última Atualização: 19/02/2019    Texto: Beatriz Formanski    Foto: Divulgação/Ministério da Saúde    Categoria: Saúde  

Desde o dia 1º de fevereiro, a Prefeitura de Criciúma, através da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando a vacinação contra a febre amarela. Segundo o Ministério da Saúde, os estados da região Sul do país já fazem parte da área de recomendação para a vacina. Em Criciúma, as doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Administração Municipal.

A enfermeira e coordenadora do Programa de Imunização da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Patrícia de Carvalho, ressalta a importância de buscar a prevenção contra a doença que já apresentou casos no Paraná e tende a se propagar pelos estados vizinhos. “Ainda não foi registrado nenhum caso aqui, mas é importante que sejam evitadas essas doenças que são imunopreveníveis antes que cheguem na região”, destaca.

A próxima ação de vacinação da Prefeitura de Criciúma inicia na segunda-feira (18) e segue até a próxima sexta-feira (22), no Terminal Urbano Central, das 16h às 20h, perto do posto policial. “Nós estaremos em duas equipes, uma abordando os passageiros que desembarcarem dos ônibus e outra aplicando a vacina”, explica Patrícia.

No mês de março será promovido o Dia “D” de vacinação, onde o horário de atendimento será estendido nas unidades de saúde, além de atendimento às empresas que integram a área de abrangência. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 149,5 mil pessoas com idade entre nove meses e 59 anos e que nunca tenham se vacinado.