Alunos da Escola Municipal Clotildes Lalau recebem aula de trânsito

Crianças receberam orientações e compartilharam suas experiências de trânsito
 / Fotos: Divulgação/Decom Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP

Com o objetivo de conscientizar e educar os futuros condutores da cidade, os profissionais da Coordenação de Educação para o Trânsito da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma (ASTC), estiveram nesta quinta-feira (18), na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Prof.ª Maria Clotildes Martins Lalau, no bairro Renascer, para ministrar palestra às crianças do Jardim ao 5º ano. Os alunos receberam folders com informações sobre o Maio Amarelo, que traz como tema “Minha Escolha Faz a Diferença”.

De acordo com o coordenador de Educação em Trânsito da ASTC, Rodrigo Uliano, a ação permitiu que as crianças recebessem orientações sobre a segurança viária. “Usamos falas simples, mas muito importante para mostrar como é valioso prestar atenção no trânsito. Hoje eles são pedestres, então precisam saber que é importante olhar para os dois lados da rua quando, em sua comunidade, não houver faixa de pedestre, andar sempre sobre a calçada procurando estar sempre mais próximo dos muros. Temos que começar com essas orientações básicas hoje, pois quando eles atingirem a idade para se tornarem motoristas, já terão noção de como devem agir”, comenta.

Durante o encontro, os alunos também conheceram o significado das cores do semáforo (vermelho, amarelo e verde) e participaram de atividades na minipista desenvolvida pela equipe de trânsito.

Para o gerente de Educação em Trânsito da ASTC, Rémerson Luiz Vicência, a atividade vai gerar grandes reflexos positivos a curto e longo prazo. “Sempre que as crianças aprendem algo novo, levam para dentro de suas casas, explicam para seus familiares, que muitas vezes não possuem essa aprendizagem sobre educação no trânsito. Com esse conhecimento adquirido, os alunos passam a ser fiscalizadores dos pais na direção, e isso é muito relevante. Essa é uma aproximação muito válida, tanto para a comunidade escolar como para as pessoas do município. Acreditamos que a educação é essencial para a conscientização”, ressalta.

Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo é uma iniciativa coordenada pelo poder público e sociedade civil para estimular o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização no trânsito. A cor amarela foi escolhida em referência à sinalização de advertência. Em 2017, o tema do movimento é “Minha escolha faz a diferença”, aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Em 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

Conforme a OMS, somente em 2009, aproximadamente 1,3 milhão de pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito em 178 países.

Mais informações sobre o movimento Maio Amarelo podem ser obtidas através do site www.maioamarelo.com.br.