9ª Conferência Municipal da Saúde vai debater ações em prol do SUS
Página Inicial > Notícias > Notícia
9ª Conferência Municipal da Saúde vai debater ações em prol do SUS
Inscrições estão abertas para evento que será realizado nos dias 26 e 27 de março, no auditório da Unesc
Data: 11/03/2019    Última Atualização: 11/03/2019    Texto: Maria Henrique Leandro    Foto: Arquivo/Decom    Categoria: Saúde  

A Secretaria de Saúde de Criciúma vai promover nos dias 26 e 27 de março a 9ª edição da Conferência Municipal de Saúde. O evento será realizado no auditório Ruy Hulse na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) a partir das 17h do dia 26, e das 8h às 12h e 13h30 às 17h no dia 27. O objetivo é avaliar, planejar e fixar ações para melhorar a qualidade e desenvolvimento de políticas públicas com relação ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A Conferência terá como tema ‘Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS’ e trará como palestrante a diretora do Instituto Maria Schmitt (Imas), Mirian Késia Labs de Lima, graduada em Direito pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Durante o encontro, os debates serão em torno de assuntos como a saúde como um direito, a consolidação do SUS, o financiamento adequado, como também o subfinanciamento e as suas consequências. O evento é gratuito com limite de até 300 participantes. As inscrições estão disponíveis a partir desta segunda-feira (7) através do site www.criciuma.sc.gov.br/saude.

 

De acordo com nutricionista Ana Paula Aguiar Milanez, integrante da comissão organizadora, o evento tem o intuito de enviar seis propostas para a 8ª Conferência Estadual de Saúde, e desta, sairão duas propostas para a 16ª Conferência Nacional de Saúde. “A construção do SUS do jeito que ele é, é muito grandioso. A gente percebe o quanto ele é importante na vida das pessoas e, por isso, é fundamental essa mobilização dos usuários e também dos profissionais”, disse Ana Paula.