Procon Criciúma

/ Fotos: Milena dos Santos Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP

Procon reúne lojista da rua Henrique Lage

Mais de 30 lojistas participaram do encontro na sede do Procon

A coordenação do Programa de Proteção e Defesa do consumidor (Procon) de Criciúma, reuniu nesta terça-feira (27), mais de 30 lojistas da rua Henrique Lage para passar orientações e tirar dúvidas sobre a legislação de afixação de preços, que está estabelecida na Lei Federal n° 10.962, e principalmente a conscientização dos lojistas de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC). O encontro contou com a presença do prefeito Clésio Salvaro, do vice-prefeito Ricardo Fabris, do coordenador do Procon, Gilberto Santos, do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Gelson Philippi e do representante da Associação do Lojistas da Rua Henrique Lage, Carlos Rodrigues.

Para o coordenador do Procon, o trabalho de orientação que iniciou nesta quarta-feira, é apenas o começo para que haja entendimento entre comerciantes e compradores. “O Procon está trabalhando para que a economia criciumense seja impulsionada, pois se não houver uma economia sólida, não há necessidade de um órgão deste porte na cidade. Essa entidade não foi criada para multar, mas para regularizar o atendimento ao consumidor. O principal objetivo da lei de afixação de Preços é para que o cliente possa realizar suas compras independente da interferência do vendedor. Estamos trabalhando para esclarecer e informar os lojistas quanto à necessidade de adequação à legislação, visando harmonizar a relação com os consumidores e evitando problemas futuros de fiscalização”, destaca Santos.

Desde o mês de abril, fiscais do Procon estão visitando os estabelecimentos da cidade, e orientando os lojistas sobre a correta afixação de preços de produtos em vitrines comerciais e nas próprias peças comercializadas. A atividade está sendo realizada de forma educativa.

Segundo o prefeito, o órgão público está intensificando estes encontros em função da atualização constante das legislações. “Os lojistas podem trazer sugestões para o nosso governo, pois queremos ter uma parceria forte com eles, que eles realmente se aproximem. Nosso propósito é fomentar cada vez mais o comércio, já que Criciúma é a segunda opção de grandes compras na região Sul. Não estamos reunindo nossos comerciantes para fazer cobranças, mas para explanar as Leis, e como queremos que os lojistas da rua Henrique Lage, assim como os de outras regiões da cidade, continuem se fortalecendo, vamos levar esclarecimento sobre tudo que a legislação pede”, comenta Salvaro.

Conforme Philippi, foi muito importante debater sobre o tema com a equipe do Procon, pois além de tirar as dúvidas, os comerciantes puderam esclarecer seus pontos de vista. “Ficamos felizes pela oportunidade de nos reunir com os profissionais do Procon, colocar nossa visão sobre as Leis de Defesa do Consumidor. Nós comerciantes queremos manter um ótimo relacionamento com este órgão muito significativo para a cidade. Nós não queremos deixar de seguir as regras da legislação, mas sabemos o quanto é importante a ligação entre consumidor e vendedor, já que ele é quem vai explicar a diferença na qualidade do produto. Esse trabalho de nos trazer até aqui é positivo, pois estamos entendendo o modo correto de trabalhar, sendo que fique bom para consumidores e lojistas”, ressalta o presidente da CDL.

Procon - Criciúma
Endereço: Rua Henrique Lage, 267 - Centro