Procon Criciúma

/ Fotos: Émerson Justo Texto: Émerson Justo

Procon orienta comerciantes sobre afixação correta de preços

Reunião na manhã desta quinta-feira (13) reuniu lojistas das ruas Getúlio Vargas, João Pessoa e Santo Antônio

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma reuniu na manhã desta quinta-feira (13), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, comerciantes das ruas Getúlio Vargas, João Pessoa e Santo Antônio. O órgão repassou orientações sobre a correta afixação de preços de mercadorias. A medida atende ao decreto 5.903, de 20 de setembro de 2006, que dispõe sobre as práticas infracionais que atentam contra o direito básico do consumidor de obter informação adequada e clara sobre produtos e serviços.

De acordo com o coordenador do Procon de Criciúma, Gilberto Santos, o órgão não tem intuito de aplicar multas, mas de fomentar o comércio do município. “Além de atuar na defesa do consumidor, o Procon conscientiza e orienta os lojistas. Desde abril, estamos realizando uma ação educativa em todos os estabelecimentos comerciais da cidade para orientar os lojistas. Já fiscalizamos mais de 600 lojas. O Procon também está presente em todos os segundos sábados do mês na Praça Nereu Ramos para sanar as dúvidas da população, além de participar do Caminhão Amigo”, ressalta.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, aproveitou o encontro para solicitar a contribuição dos comerciantes na limpeza da região. “Alguns lojistas varrem a sujeira da fachada das lojas para a calçada, poluindo a cidade. É preciso que todos façam sua parte e contribuam com a limpeza. Quando limparem seu estabelecimento, juntem a sujeira e joguem no lixo. É um gesto pequeno, mas fundamental para manter a cidade limpa e evitar cheias”, comenta.

A reunião também contou com a participação do vice-prefeito Ricardo Fabris, presidente da CDL, Gelson Philippi, secretariado da Administração Municipal e representantes da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Após as orientações, Santos apresentou o novo site do Procon aos comerciantes, lançado oficialmente na última semana. Informativos também foram distribuídos.

Procon - Criciúma
Endereço: Rua Henrique Lage, 267 - Centro