Procon Criciúma

/ Fotos: Émerson Justo Texto: Émerson Justo

Procon de Criciúma reúne lojistas das ruas Coronel Pedro Benedet, Seis de Janeiro e Rui Barbosa

Iniciativa serviu para orientar comerciantes e sanar dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma reuniu na manhã desta quinta-feira (27) mais de 30 lojistas das ruas Coronel Pedro Benedet, Seis de Janeiro e Rui Barbosa. A iniciativa serviu para repassar orientações aos comerciantes sobre a correta afixação de preços de mercadorias, além de sanar dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC). O encontro, realizado no auditório do Procon, contou ainda com a presença do vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris, coordenador do Procon de Criciúma, Gilberto Santos e presidente da Câmara de Dirigentes de Lojistas (CDL) de Criciúma, Gelson Philippi.

De acordo com o coordenador, o órgão não tem o intuito de multar, e sim, conscientizar os comerciantes de acordo com o CDC. “O Procon não foi criado apenas para proteção do consumidor, o propósito do órgão é de intermediar a relação entre consumidores e lojistas. Estamos sempre agindo em favor da população em geral. O trabalho de conscientização de afixação de preços busca fazer com que o cliente possa realizar suas compras sem a interferência de vendedores. As informações precisam estar sempre legíveis e claras”, relata.

Desde abril, fiscais do Procon estão promovendo uma ação educativa nos estabelecimentos comerciais da cidade, visando orientar os lojistas. A iniciativa já beneficiou mais de 600 estabelecimentos. O responsável pela loja De Luca Móveis, Jorge Luiz, conta que recebeu elogios de clientes após promover as mudanças recomendadas pela equipe do Procon. “A partir da ação educativa, percebi que não estava expondo os preços na maneira mais correta. Então, mudei todas as etiquetas. Através deste encontro, pude tirar algumas dúvidas que vai me ajudar na hora das vendas”, comenta.

Após as orientações, foi apresentado aos comerciantes o novo site do Procon, lançado oficialmente no início deste mês. “É importante que o Procon faça esse trabalho educativo. Além dos fiscais que estão na rua passando pelos estabelecimentos, já nos reunimos com os lojistas das ruas Henrique Lage, Getúlio Vargas, João Pessoa e Santo Antônio, e ainda vamos continuar o trabalho até o fim do ano. Com a compreensão dos lojistas e o bom senso do Procon é possível tornar o comércio de Criciúma mais forte”, ressalta Fabris.

Procon - Criciúma
Endereço: Rua Henrique Lage, 267 - Centro