Procon Criciúma

NOTÍCIA

Procon de Criciúma promove ação de conscientização no Dia Internacional do Consumidor

Evento será realizado na Praça Nereu Ramos e tem como objetivo divulgar os direitos do consumidor
Fotos: Arquivo/Decom Texto: Beatriz Formanski

Visando divulgar e promover os direitos do consumidor, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma estará na Praça Nereu Ramos das 10h às 18h desta sexta-feira (15), Dia Internacional do Consumidor. O intuito do evento é atender, orientar, fiscalizar e atender denúncias dos consumidores. A extensão do órgão ficará posicionada em frente à Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira.

De acordo com o coordenador do Procon de Criciúma, Gustavo Colle, o objetivo da ação é realizar um trabalho de prevenção, transmitindo conhecimento para os consumidores sobre os seus direitos. “Muitas vezes as pessoas só se interessam pelos seus direitos depois de algum problema que não conseguem resolver, por isso a importância de realizar esse evento”, explicou.

O Procon recebe hoje, aproximadamente 130 reclamações por dia com uma resolutividade de 95% dos casos. Em 2018 a média de reclamações era de apenas 62 atendimentos diários e 83% de resolutividade. As ações realizadas no ano passado zeraram os mais de 400 processos acumulados de 2014 a 2017.

Uma data internacional

O Dia Internacional do Consumidor foi criado após um discurso realizado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, no dia 15 de março de 1962, ressaltando os direitos dos consumidores. A data foi comemorada pela primeira vez em 15 de março de 1983. No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) foi estabelecido em 11 de setembro de 1990.

Procon - Criciúma
Endereço: Rua Henrique Lage, 267 - Centro