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NOTÍCIA


Procon de Criciúma dá dicas para presentear com segurança no Natal

Fazer listas e pesquisar preços são algumas das orientações
Fotos: Guilherme Nuernberg Texto: Maria Duarte

Na próxima terça-feira (25) será comemorado o Natal, época em que a troca de presentes é uma tradição. Mas presentear pode se tornar motivo de estresse caso não sejam tomados os cuidados necessários. Para orientar os consumidores, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma preparou uma lista com recomendações necessárias na hora de fazer a compra.

 

Segundo o coordenador do Procon, Gustavo Colle, o planejamento das compras é importante também para economizar dinheiro. “Primeiramente, é importante fazer uma lista organizando tudo que deseja comprar, para fazer uma pesquisa de preços para, então, executar a compra, assim é possível evitar gastar mais dinheiro do que gostaria”, comentou.

 

No caso de o produto apresentar algum defeito é preciso contatar a loja para fazer a troca. “Há um prazo de garantia de 90 dias para produtos duráveis e 30 dias para não duráveis (alimentos). Se houver algum problema o consumidor pode retornar à loja, apresentar a nota fiscal e solicitar a troca de mercadoria. Caso não haja solução, deve contatar o Procon para que as medidas necessárias sejam tomadas”, afirmou Gustavo.

 

Horário especial de Natal

 

Até sexta-feira (21) o órgão estará atendendo das 8h às 17h na sede do Procon, e das 17h às 21h na Praça Nereu Ramos. Também estará atendendo na Praça Nereu Ramos, no sábado (22), das 9h às 17h, no domingo (23), das 16 às 22h e na segunda-feira (24) das 9h às 13 horas. A partir de janeiro o atendimento volta ao horário normal de segunda a sexta-feira, a partir das 8h. O contato com o Procon também pode ser feito pelo número (48) 3445-8522.

 

 

Dicas para comprar com segurança

 

1. Antes mesmo de sair de casa: levar a lista com os presentes necessários, lembrar que nem sempre o mais caro e sofisticado é o melhor e também, qual é o seu limite de gastos com presentes ou lembranças natalinas;

 

2. Faça sempre a pesquisa de preços;

 

3. Tudo o que for anunciado, tem que ser cumprido pelo estabelecimento;

 

4. Exija sempre a nota fiscal;

 

5. Se possível compre à vista e consiga descontos;

 

6. Se optar pela compra a prazo, leve em consideração as taxas de juros;

 

7. No caso de compra com cheques pré-datados, faça com que as datas sejam especificadas na nota fiscal e, também, no verso dos cheques como forma de garantir o depósito na data combinada com a loja;

 

8. Verifique se o produto que está comprando tem garantia de fábrica e qual é o tempo dessa garantia. Saiba também se existe serviço autorizado credenciado no município;

 

9. Garantia Estendida: Avaliar com cuidado a necessidade;

 

10. Fique atento ao prazo de entrega. No ato da entrega, só assine o comprovante de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria;

 

11. Verificar sempre a responsabilidade do pagamento do frete para entrega;

 

12. Fique de olho nas embalagens. Elas devem trazer informações claras e precisas a respeito do fabricante, importador, composição, condições de armazenamento, prazo de validade e se apresentam algum risco ao consumidor. Tudo isso deve estar em português;

 

13. Promoções: verifique a veracidade das ofertas. As lojas devem mostrar o valor que era e o valor promocional;

 

14. Vale presente: verifique com o lojista, e peça que ele acrescente no documento fiscal, de que forma serão restituídas eventuais diferenças de valores;

 

15. Cestas de café da manhã: informe-se sobre o conteúdo, quantidade de itens e marcas de produtos utilizados. Pergunte, também, se são incluídos outros artigos, como jornais e revistas, por exemplo. Faça constar no pedido preço, horário e local da entrega;

 

16. Brinquedos: verifique a faixa etária da criança que receberá o presente;

 

17. Eletrônicos: o consumidor deve solicitar o teste do aparelho e a demonstração de funcionamento na hora da compra;

 

18. Móveis: verificar com o vendedor se o produto é o único (mostruário) e a quem caberá a montagem;

 

19. Restaurantes: os estabelecimentos podem cobrar ‘couvert artístico’ quando houver música ao vivo ou apresentações artísticas, desde que haja a informação prévia;

 

20. O estabelecimento comercial não é obrigado a trocar os presentes caso a pessoa não goste do que ganhou, não goste da cor ou o tamanho não servir. O nosso comércio faz a política da ‘boa clientela’ verifique com o vendedor e faça constar na nota fiscal;

 

21.  Vício do produto (defeito): o fornecedor tem um prazo de 30 (trinta) dias para solucionar o problema, caso não seja sanado neste prazo, o consumidor pode optar pela restituição do produto, a restituição dos valores pagos e/ou o abatimento proporcional do preço;

 

22. Cuidado na compra pela internet. Verificar sempre a origem dos sites. Se existe pesquisa de satisfação do site e qual a pontuação que o mesmo tem recebido dos clientes;

 

23. Compras fora do estabelecimento comercial (internet, telefone, catálogos, em domicílio, telemarketing, etc.): é possível desistir da aquisição em até 7 (sete) dias após o recebimento da mercadoria. O cancelamento deve ser solicitado por escrito;

 

24. Cuidado ao acessar links de ofertas recebidos por e-mail. Podem não ser confiáveis;

 

25. Conferir se o site é brasileiro para não resultar em custos extras e não se deparar com regras do Código do Consumidor de outros países.

 

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