Procon Criciúma

NOTÍCIA

Procon abre processo administrativo contra estabelecimento comercial e divulga nova pesquisa de preços de ovos de Páscoa

Fiscais constataram irregularidades em loja localizada no bairro Próspera. Na pesquisa, variação média de valores de ovos de chocolate registrou aumento de 1,1% em Criciúma
Fotos: Divulgação/Decom Texto: Jhulian Pereira

Ter acesso à informação adequada e clara sobre os produtos e serviços vendidos em estabelecimentos comerciais é um direito básico do consumidor, estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma atua diariamente na fiscalização de estabelecimentos comerciais para garantir o bem-estar dos consumidores. Nesta semana, o órgão da Administração Municipal abriu um processo administrativo contra a empresa Havan em virtude da presença de ovos de chocolate expostos, à venda, de forma incorreta na loja.

De acordo com o coordenador do Procon de Criciúma, Gustavo Colle, fiscais do órgão municipal constataram a presença de produtos sem precificação e itens com os preços nas gôndolas diferentes dos valores lançados no sistema da loja, localizada no bairro Próspera. “Nossos fiscais estavam fazendo uma pesquisa de preços de ovos de Páscoa e se depararam com as irregularidades. A Havan terá 10 dias corridos para responder ao processo administrativo do Procon. Se a resposta não for convincente, a loja poderá levar uma multa que varia de 200 a 3 milhões de UFIRs”, explica. Uma Unidade Fiscal de Referência (UFIR) corresponde a R$ 3,68.

Ovos de chocolate mais caros em Criciúma

Conforme a pesquisa do Procon de Criciúma, em comparação com a última análise de preços de 60 ovos de Páscoa, divulgada no dia 26 de março, a variação média de valores registrou aumento de 1,1% em Criciúma. A nova pesquisa foi concluída na segunda-feira (15). Os preços dos produtos variam até 57,6% nos locais analisados, sendo que um ovo de chocolate de 350g que custa R$ 34,89 em uma loja é vendido por R$ 54,99 em outro estabelecimento comercial. Os valores dos ovos de chocolate variam, em média, 25,9%.

“Muitas pessoas ainda devem ir às compras para a Páscoa. É fundamental analisar e comparar os preços dos produtos. Isso acaba gerando uma economia expressiva para a família, pois alguns ovos de chocolate registraram aumentos de valores significativos”, analisa Colle. Os profissionais do Procon de Criciúma analisaram os preços de produtos de 100g a 614g em seis estabelecimentos comerciais.

O Procon de Criciúma funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, na rua Henrique Lage, 267, no Centro. Esclarecimentos e denúncias podem ser realizadas através do telefone (48) 3445-8522 ou pelo 151. Mais informações também podem ser obtidas no site procon.criciuma.sc.gov.br.

Procon - Criciúma
Endereço: Rua Henrique Lage, 267 - Centro