Procon Criciúma

/ Fotos: Divulgação/Decom Texto: Émerson Justo

Acadêmicos da Unesc participam de audiências de conciliação no Procon de Criciúma

Aula inaugural foi realizada na manhã desta quarta-feira (2)

Semanalmente, nas quartas-feiras, quatro acadêmicos de direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) acompanharão as audiências de conciliações realizadas pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma. Os alunos serão beneficiados pelo convênio assinado entre Administração Municipal e Unesc, com autorização do Juizado Especial do Consumidor (Jecon), visando agilizar os processos. Os estudantes também serão responsáveis por elaborar as petições encaminhadas ao Jecon.

Os acadêmicos selecionados cursam a última fase do curso. “É uma grande oportunidade profissional aos estudantes, antes de se formarem e ingressarem no mercado de trabalho. É uma qualificação importante que vai agregar bastante no currículo deles e na vida. Será um diferencial”, comenta o vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris.

A aula inaugural do Núcleo de Conciliação e Prática Jurídica, criado através da parceria firmada em maio, foi realizada nesta quarta-feira (2), na sede do órgão, localizada na rua Henrique Lage, 267, no Centro. De acordo com o coordenador do Procon de Criciúma, Gilberto Santos, dois processos de conciliações foram intermediados pela equipe, formada por acadêmicos, conciliadora do Procon e um professor da Unesc. “O convênio vem para reforçar o grupo do Procon. Os consumidores e comerciantes também serão beneficiados com a agilidade na solução dos conflitos”, ressalta.

“É uma parceria que possibilita experiência e qualificação profissional. Os acadêmicos vão ter a oportunidade de ter contato com a área de trabalho”, reforça a reitora da Unesc, Luciane Ceretta. Para o coordenador do curso de direito da Unesc, João Carlos Medeiros, é um momento especial para o curso e para o município. “É uma satisfação muito grande. Nós agradecemos a oportunidade de continuar garantindo a comunidade da região o acesso à justiça e a dignidade. É uma parceria que tende a continuar”, afirma.

O evento contou com a presença do vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, procuradora-geral da Prefeitura de Criciúma, Ana Cristina Youssef, secretário municipal da Fazenda, Robson Gotuzzo, e acadêmicos da Unesc, entre outras autoridades.

Procon - Criciúma
Endereço: Rua Henrique Lage, 267 - Centro