Logo-Defesa-Civil-Home
emergência

199

emergência

199



NOTÍCIA


/ Fotos: Divulgação/Decom Texto: Maria Duarte

Coordenador da Defesa Civil de Criciúma participa de curso de gestão de risco e desastres

Capacitação foi realizada entre os dias 24 e 26 de abril na UFSC Araranguá

O coordenador da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma, Dioni Borba, participou do Curso de Gestão de Riscos e Desastres, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). A capacitação foi realizada entre os dias 24 e 26 de abril, no Campus Araranguá.

O curso teve o objetivo de capacitar os profissionais para agir em situações de calamidade pública e de emergência, minimizando o impacto para a sociedade e reduzir o número de vítimas. Participaram profissionais liberais, professores, policiais militares, bombeiros, médicos, enfermeiros e outros profissionais da área de gestão pública. Ao final do curso foi expedido um certificado de 20hrs/aula aos participantes.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Criciúma, Dioni Borba, durante os três dias foram passadas várias medidas de proteção em caso de desastres. “Foram passadas instruções de mapeamento de áreas de riscos, utilização de metas em planos de ação que possam dar uma resposta efetiva e rápida nesses casos”, comentou.

A capacitação é uma adaptação do Curso Bases Administrativas para Gestão de Riscos e Desastres (CGRD), desenvolvido pelo Órgão de Assistência a Desastres dos Estados Unidos da América (USAID/OFDA) e que tem sido empregado com êxito em muitos países da América Latina. As disciplinas aplicadas são Introdução ao Curso, Introdução à Gestão de Riscos, Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, Planejamento, Organização, Glossário e Exercícios.