Capacitações continuadas mantém qualidade dos serviços da Defesa Civil em Criciúma

Cerca de sete cursos específicos da área foram feitos pelo órgão ao longo de 2019

Data de publicação: 29/11/2019 - 05:02:00 Última Atualização: 03/12/2019 - 11:44:40 Fotos: Divulgação/Internet Texto: Jhulian Pereira/Arquivo Decom

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma tem a missão de proteção da vida e a redução do risco de desastres, além de ações estruturais e preparação das comunidades em áreas de risco. Pensando nisso, o órgão participou de cursos durante o ano com a finalidade de se qualificar ainda mais.

Dentro do ciclo de Gestão da Defesa Civil, encontra-se a etapa de preparação, que é o momento em que os agentes de Proteção e Defesa Civil desenvolvem atividades que possam qualifica-los nas atividades preventivas, de socorro, assistência e ainda no restabelecimento e reconstrução de cenários atingidos por desastres. Sendo responsável também pela elaboração de documentos oficiais realizados por meio de vistorias in loco.

A Diretoria de Gestão em Educação e da Coordenadoria Regional da Defesa Civil em Criciúma têm oferecido aos municípios da região, espaços de treinamento e aperfeiçoamento através de cursos que objetivam otimizar capacidades. “Os agentes que participaram das capacitações oferecidas estão mais preparados e qualificados para contribuir na construção da resiliência local e mitigação de danos nas comunidades frente aos desastres”, explicou o coordenador Regional de Defesa Civil de Criciúma, Rosinei da Silveira.

“Tivemos os cursos de Geotecnia Aplicada à Defesa Civil, onde engenheiros e agentes adquiriram conhecimentos acerca da dinâmica dos solos e encostas. Já o curso de Hidrologia Básica, forneceu conhecimentos para a gestão de rios, córregos e sangas e o combate às inundações”, comentou o chefe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Criciúma (Compdec), Dioni Borba.

Confira algumas capacitações feitas pelo órgão:

- 27/03 a 29/03: Redução de desastres hidrológicos (inundação, deslizamento e fluxo de detritos): monitoramento e modelagem
- 17 a 20/09: Mapeamento de risco e suscetibilidade
- 01 e 02 /10: Mapeamento de perigo a movimentos gravitacionais de massa
- 08 e 09/10: Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático
- 22 e 23/10: Hidrologia Básico
- 13, 20 e 27/11: Treinamento e hidrologia básica aplicada a proteção e Defesa Civil
- 18 e 19/11: Curso apara implementação e operacionalização da Defesa Civil Municipal